A nostalgia dos anos 2000 misturada com consoles modernos. É assim que funciona a Railander Games, uma locadora de videogames no Centro de Frecheirinha, município a 295km de Fortaleza, no interior do Ceará. O proprietário é Vicente da Silva Façanha, 51 anos, que atende pelo nome artístico de Railander. Ele também trabalha como tecladista.

A locadora tem alguns dos modelos mais atuais, como PlayStation 2, PlayStation 4, X-Box 360 e X-Box Series S. O estabelecimento funciona do mesmo modo que as locadoras que fizeram sucesso nos anos 2000. Os clientes, que variam entre diversas faixas etárias, chegam e pagam por hora para jogar nos videogames.

“O público aqui na locadora é muito geral. Eu tenho 50 anos e chega gente até mais velha comentando que vem sentir aquela nostalgia. Mas vem jovem, vem adolescente, adulto. É bem variado”, disse Railander.

Variedade nos jogos

 

Locadora de videogames Railander Games, em Frecheirinha, interior do Ceará. — Foto: Ana Carla Gamer/Reprodução
Locadora de videogames Railander Games, em Frecheirinha, interior do Ceará. — Foto: Ana Carla Gamer/Reprodução

A principal mudança, no entanto, está no acervo de jogos. Antes, limitado aos CDs. Hoje, em um espaço online quase infinito. Railander falou que, para os jogos, ele faz uma assinatura mensal a um acervo online que disponibiliza entre 500 e 1000 jogos em nuvem.

O apelido Railander vem da música, já que ele trabalha também como tecladista. Quando começou a carreira, há 20 anos, ele escolheu o nome artístico “Railander dos Teclados”. Depois, decidiu usar também para a locadora. A referência vem do famoso personagem cinematográfico, Highlander, guerreiro que virou imortal e passou eras combatendo vilões, em busca de justiça, sem nunca envelhecer.

“Todo mundo me conhece assim. Principalmente em Sobral, onde passei mais tempo. Mas aqui em Frecheirinha também”, explicou. Ele disse que a locadora em Frecheirinha foi aberta há cerca de seis meses. No entanto, ele já teve o mesmo estabelecimento em Sobral, outro município da região norte do estado.

Railander explicou que decidiu investir no estabelecimento — incomum para os dias de hoje — por conta da proximidade que sempre teve com o mundo dos videogames. “É algo que eu sempre gostei, dos videogames, por isso, decidi investir. É uma área que eu já conheço”. Railander precisou fechar o primeiro estabelecimento, em Sobral, quando se mudou para Frecheirinha, em 2019, após problemas de saúde da esposa dele. O casal precisou ficar mais próximo da família dela.

O músico e proprietário da locadora, Railander. — Foto: Arquivo pessoal
O músico e proprietário da locadora, Railander. — Foto: Arquivo pessoal

A locadora funciona de segunda a sexta, entre 14h e 22h; mas aos fins de semana abre já pela manhã. No local, trabalham Railander e um filho dele. “Meu filho também gosta muito. Desde pequeno, eu compro videogame para ele. Antigamente, tivemos Atari, Megadrive. Ele sempre teve o videogame dele”, comentou o proprietário.

“Graças a Deus, tive a oportunidade de comprar os aparelhos de novo e colocar a locadora de novo. Eu decidi investir na área que eu já conheço há muito tempo e, graças a Deus, está dando certo”, complementou.

Railander disse que a locadora é responsável por 50% da renda que ele obtém mensalmente. A outra metade vem do trabalho como músico.

g1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!