O município de Novo Oriente, a 402,6 km de Fortaleza, registrou a maior chuva do Ceará entre as 7 horas dessa quarta-feira, 21, até as 7 horas desta quinta, 22, com 80 milímetros (mm) detectados (posto: Novo Oriente).
As chuvas foram registradas em, pelo menos, 65 cidades do Estado. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Logo depois de Novo Oriente, aparecem os municípios de Ibiapina (posto: ibiapina), com 79.5 mm, Amontada (posto: Nova Conquista), com 49 mm, e Granja (posto: Açude Gangorra), com 63 mm.
De modo geral, nesta quinta-feira, 22, são esperadas chuvas isoladas em todas as macrorregiões do estado na tarde e noite, conforme a Funceme. Na sexta-feira, 23, também são esperadas chuvas isoladas em todas as macrorregiões, mas com intensidade fraca a moderada.
O principal motivo das chuvas é a formação de áreas de instabilidades em razão da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas durante o período da quadra chuvosa, além de efeitos locais: atuação das brisas, interação dos ventos com o relevo, calor e umidade.
Previsão para os próximos dias
Quinta-feira – 22/02/2024
Céu variando de nublado a parcialmente nublado, com chuva em todas as macrorregiões.
Sexta-feira – 23/02/2024
Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens, com chuva isolada em todas as macrorregiões.
Sábado – 24/02/2024
Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens, com chuva isolada em todas as macrorregiões.
O Povo