Uma fã da cantora Taylor Swift morreu após passar mal durante show da cantora na noite dessa sexta-feira, 17, no Rio de Janeiro (RJ). Ana Clara Benevides, de 23 anos, havia saído do município de Pedro Gomes, no Mato Grosso do Sul, para assistir à primeira apresentação da turnê da artista no Brasil.
Ana Clara passou mal por conta do forte calor registrado na cidade. Ela chegou a ser levada ao Hospital Municipal Salgado Filho, no bairro do Méier, mas não resistiu após sofrer uma parada cardiorrespiratória. A jovem era estudante do curso de psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no Mato Grosso, e concluiria sua graduação já no início de 2024.
Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBRJ), cerca de mil fãs desmaiaram durante a apresentação de Swift, em decorrência da onda de calor que atinge o Rio de Janeiro e que se intensificou no Estádio Olímpico Nilton Santos por conta do grande público que foi ao local acompanhar o show. Segundo o CPRJ, que socorreu as vítimas, a sensação térmica no Estádio chegou a 60º C.
Familiares de Ana Clara viajaram para o Rio de Janeiro na madrugada deste sábado, 18, para realizarem os procedimentos de transporte do corpo da filha até seu município de origem. O pai da jovem, Weiny Machado, que havia presenteado a filha com o ingresso para o show, afirmou à Folha de S. Paulo: “Não tenho palavras para expressar minha dor. [Ana Clara] saiu de casa para realizar um sonho e volta morta”.
Abaixo-assinado pela gratuidade de água
A morte de Ana Clara repercutiu rápido nas redes sociais e, na manhã deste sábado, 18, está no topo dos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter). Poucas horas após o ocorrido, já circulava entre os fãs da cantora um abaixo-assinado que pedia a elaboração de uma lei que garantisse a distribuição gratuita de água em eventos de grande porte.
O texto do abaixo-assinado sugere que a lei se chame “Ana Benevides”, em homenagem à jovem que morreu durante o show.
“Em um dos eventos mais aguardados deste ano, vimos uma fatalidade acontecer diante dos nossos olhos por pura negligência”, afirma o documento, referindo-se à proibição de entrada em grandes eventos com garrafas de água.
A cantora chegou a interromper sua apresentação, em algumas ocasiões, para pedir que fosse distribuída água aos fãs que passavam mal.
Cantora lamentou morte da fã
Taylor Swift fez um post nos stories de seu Instagram lamentando o ocorrido. “Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos uma fã mais cedo esta noite”, escreveu em inglês, afirmando em seguida estar “devastada” com o episódio.
“Tenho muito pouca informação além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais. Não vou conseguir falar sobre isso no palco porque me sinto dominada pela tristeza. Quero dizer agora que sinto essa perda completamente e que meu coração partido está com sua família e seus amigos”, escreveu.
Swift finalizou sua postagem afirmando que “essa foi a última coisa que pensei que poderia acontecer quando decidimos trazer essa turnê para o Brasil”.
O Povo