O músico e maestro Diógenes Catunda foi o grande vencedor do Prêmio Alberto Nepomuceno de Composição para Bandas de Música – edição 2015, promovido pela Secretaria de Cultura do estado do Ceará (Secult). Com esta, já é a segunda contemplação ao município de Ipueiras, sendo a primeira no ano de 2006, dado ao também músico e maestro Arquimedes Ribeiro.
Diógenes foi por 7 anos maestro da Banda de Música Municipal de Ipueiras Joaquim Catunda Sobrinho no período de 2009 a 2015 e atualmente é pianista da BrazilJazz Big Band, da cidade de Sobral-CE.
“O prêmio Alberto Nepomuceno é um importante incentivo dado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará a todos nós que fazemos parte desta grande escola que é a Banda de Música. Por meio deste concurso, novos compositores estão surgindo cada vez mais no cenário estadual, basta comparar com as edições anteriores e isso é totalmente saudável para manter a voz das nossas Bandas de Música.”, disse o Maestro.
O Prêmio Alberto Nepomuceno de Composição para Bandas de Música visa ao fomento à produção da composição musical como forma de expressão artística, resgate e registro da estética de um tempo e de sua era, valorizando sua produção, seu potencial empreendedor e criador e cultural. Também visa homenagear este ilustre cearense, natural de Fortaleza, considerado o pai do nacionalismo nacional brasileiro e que muito contribuiu para o fortalecimento e o desenvolvimento da música no Brasil.
Nordeste Notícia