O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo potencial de chuvas intensas para 37 municípios do Ceará nesta quinta-feira (19). O vale até as 10h da sexta-feira (20).
No Ceará, as cidades que integram o alerta emitido pelo Inmet são das regiões Norte, Ibiapaba e Sertão dos Inhamuns.
Nas cidades com alerta pode chover entre 30 e 60 por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Os ventos intensos devem ficar entre 60 e 100 km/h.
Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Confira a lista das cidades:
- Ararendá
- Barroquinha
- Camocim
- Cariré
- Carnaubal
- Chaval
- Coreaú
- Crateús
- Croatá
- Frecheirinha
- Graça
- Granja
- Guaraciaba do Norte
- Ibiapina
- Independência
- Ipaporanga
- Ipu
- Ipueiras
- Martinópole
- Moraújo
- Mucambo
- Nova Russas
- Novo Oriente
- Pacujá
- Parambu
- Pires Ferreira
- Poranga
- Quiterianópolis
- Reriutaba
- São Benedito
- Sobral
- Tamboril
- Tauá
- Tianguá
- Ubajara
- Uruoca
- Viçosa do Ceará
Saiba o que significam as cores dos alertas do Inmet:
Perigo potencial (amarelo): situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas.
Perigo (laranja): situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
Grande perigo (vermelho): situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.
g1