Estudantes que desejem renegociar as dívidas do Financiamento Estudantil (Fies) na Caixa Econômica Federal poderão fazê-lo em um aplicativo novo lançado pelo banco. A ferramenta, chamada Fies Caixa, está disponível para celulares Android e iOS, permitindo o refinanciamento das parcelas em atraso a partir desta quinta (1º), com até 99% de desconto.
Além da possibilidade de renegociar as dívidas, está disponível a funcionalidade de consultar os principais dados do contrato e a de gerar os boletos disponíveis para o estudante.
RENEGOCIAÇÃO PELO APLICATIVO
Informações divulgadas pela Caixa apontam que cerca de 1,85 milhão de clientes terão acesso aos dados, enquanto 1,2 milhão poderão renegociar a dívida pelo aplicativo.
Nesse último caso, a renegociação poderá ser feita até 31 de dezembro deste ano, seguindo as regras da Resolução 51/2022. Publicada no mês de julho, ela permite o parcelamento dos débitos com descontos de 12% a 99%, considerando qual o tempo de atraso do estudante.
Além disso, para os que tiverem as parcelas em dia, será possível quitar o saldo restante do financiamento com 12% de desconto. Em todos os cenários, as solicitações estarão disponíveis no aplicativo ou no site do Fies.
CONFIRA O PASSO A PASSO PARA UTILIZAR O APLICATIVO
- Ao abrir o aplicativo, escolha a opção ‘Renegociação FIES’;
- Verifique se o contrato está apto para renegociação;
- Confira os dados do contrato;
- Simule as renegociações disponíveis e confirme os dados da renegociação;
- Aceite o termo aditivo e aceite a renegociação;
- Por fim, emita o boleto de entrada.
A Caixa aponta que a renegociação só será efetivada após o pagamento da primeira parcela.