Segundo moradores da região, o açude próximo à rodovia transbordou e invadiu a pista. Os motoristas precisaram desviar caminho para manter o deslocamento.
A forte chuva alagou ruas e avenidas, invadiu casas e deixou moradores preocupados em Cariús. De acordo com Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) choveu 94 milímetros na cidade.
Moradores relataram que a precipitação começou no fim da tarde de quarta e se estendeu na madrugada e manhã de quinta. Algumas casas nos bairros Vila Nova, Centro e Esplanada foram invadidas pela água e as ruas viraram verdadeiros riachos.
Chuvas no estado e previsão
O Ceará registrou chuvas em, pelo menos 80 municípios no intervalo entre as 7h desta quarta e as 7h desta quinta, conforme dados parciais indicados pela Funceme. Maiores precipitações ocorreram na Região Centro-Sul e Vale do Jaguaribe.
A maior chuva aconteceu em Cariús com 94 milímetros. Em seguida Iguatu (73 milímetros); Jucás (68 milímetros); Alto Santo (61 milímetros); Jaguaribara (55,8 milímetros); Alto Santo (47 milímetros) e Iracema (45 milímetros).
- Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões, sendo de forma isolada na Jaguaribana e no Sertão Central e Inhamuns.
Sexta-feira (11):
- Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.
Sábado (12):
- Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada em todas as macrorregiões.
Situação dos principais açudes
Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 8,07% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado 22,42%.
Já o Banabuiú se encontra com 8,21%. O estado tem sete açudes com volume acima de 90% e 70 reservatórios com volume inferior a 30%.