A chuva de granizo ocorreu no distrito de Patos, a 45 quilômetros da sede de Sobral.
Cidades da região Norte do Ceará tiveram forte chuva na tarde desta terça-feira (3), com precipitações de até 70 milímetros. Em Sobral, a chuva alagou ruas, derrubou árvores e ocorreu queda de granizo. A chuva de granizo ocorreu no distrito de Patos, a 45 quilômetros da sede de Sobral, próximo à BR-222.
Informações e foto: G1/Ceará
De acordo com o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) Raul Fritz, houve uma linha de instabilidade devido à influência da zona de convergência intertropical (ZCIT), que gerou a formação das nuvens que propiciam a chuva. “Normalmente essa linha se forma à tarde, se desenvolve durante algumas horas e depois se dissipa. É uma linha de instabilidade que acompanha todo o litoral e é mais frequente no mês de fevereiro”, explica.
A ZCIT é um dos principais sistemas meteorológicos que atuam sobre o Brasil durante os meses de verão e parte do outono.A ZCIT é responsável pela maior parte da chuva anual que ocorrer na porção norte da Região Norte do Brasil que abrange Roraima, o Amapá, o norte do Pará e do Amazonas e também do norte do Nordeste, região entre o Maranhão e Rio Grande do Norte.
Chuvas menores foram observadas em Chaval (9 mm), Itapipoca (3 mm), Redenção (2,2 mm), São Gonçalo do Amarante (2 mm) e Araripe (1,6 mm).
Previsão do tempo
A previsão da Funceme para esta terça-feira é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva isolada em todas as regiões ao longo do dia. Essa previsão se repete para a quarta-feira (4).
Já na quinta-feira (5), a possibilidade é de chuva isolada no centro-norte ao longo do dia. Nas demais regiões cearenses, céu parcialmente nublado.
Nordeste Noticia
Fonte: Portal DM
Fonte: Portal DM
Comentários