O drive-thru de vacinação em Caucaia, na Grande Fortaleza, realizado na manhã deste sábado (20), teve uma extensa fila de carros e de idosos a pé em busca da primeira dose da vacina contra Covid-19. A fila de veículos se prolongou até a entrada da cidade e chegou a CE-085, causando pelo menos dois quilômetros de congestionamento.
O G1 tentou contato com a prefeitura do município, mas até a publicação desta matéria as ligações não foram atendidas e as mensagens não foram respondidas.
A cidade ampliou a faixa etária de imunização para idosos a partir de 72 anos. Até então, a imunização estava restrita àqueles com mais de 75 anos de idade. Dessa forma, a grande procura pelo imunizante causou aglomeração no Centro do município, que apresentou uma movimentação atípica para o distanciamento social rígido vigente no Estado. Além disso, foram flagradas pessoas se acumulando em filas de lotéricas e estabelecimentos comerciais funcionando de forma irregular.
A ampliação da faixa de idade motivou a pedagoga Eliane Honorato a levar a mãe de 74 anos para o drive-thru de vacinação. A família entrou na fila de carros por volta das 8h30 e até 9h38 a idosa ainda não havia sido vacinada.
Para Eliane, houve falta de planejamento para receber o público. “É uma falta de planejamento da prefeitura. As pessoas ficam perdidas, sem saber para onde vão. A gente chega na fila não tem um policiamento de apoio na entrada da cidade, as próprias pessoas que estão nos carros é que ficam dando informação”, afirma.
A idosa Maria Miranda, de 75 anos, também estava na fila de carros com os familiares, que estavam desde 7 horas aguardando a vez da idosa. Além da demora, as pessoas também tiveram problemas com o calor. “Só Jesus sabe o que estamos passando. Nós estamos aguentando com o poder de Deus, porque está muito quente”, relatou a idosa.
Idosos se aglomeram em filas a pé e dentro de veículos durante drive-thru de vacinação em Caucaia. — Foto: Halisson Ferreira/ SVM
A ação de imunização na cidade segue neste domingo (21), de 9h às 16h, no distrito de Jurema, onde a equipe de imunização receberá os idosos na praça do Campo do Remo, no Parque Guadalajara.
Os idosos que estão na faixa etária estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde e ainda não foram vacinados devem comparecer no local portando documento com foto, CPF e comprovante de endereço.
Nordeste Notícia
Fonte: G1