Chuva de intensidade moderada a forte avança sobre o Oeste do Ceará na manhã desta sexta-feira, 22. Os registros de precipitação se estendem para municípios de Novo Oriente, Tamboril e Poranga, nas macrorregiões do Cariri e da Ibiapaba. As chuvas também ocorrem de forma mais isolada no Litoral de Fortaleza, conforme observado nos radares meteorológicos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Segundo análises elaboradas por meteorologistas da Funceme, áreas de instabilidade devem continuar trazendo chuva para o Ceará, especialmente na faixa litorânea e áreas do Interior do Estado, até pelo menos o próximo sábado, 23. Para esta sexta-feira, as condições do tempo indicam nebulosidade variável com chuva isolada. Já no período da tarde e à noite, céu variando entre parcialmente nublado e claro.
De acordo com a previsão da Funceme para esta sexta-feira, as regiões do Maciço de Baturité e Ibiapaba são regiões com chances de chuva. Dessa forma, a expectativa é que as precipitações ocorram entre municípios no entorno de Redenção e Ocara, e ainda entre Poranga e Viçosa do Ceará. Nas demais áreas do Estado, a tendência é de chuva isolada.
Acumulado de chuva
Todas as oito macrorregiões registraram chuva desde a quinta-feira, 21. Nas 24 horas até as 7 horas desta sexta-feira, choveu em pelo menos 60 cidades cearenses. Nesse período, Beberibe (posto Lagoa Funda) teve o maior acumulado observado, com 41 milímetros de precipitação, seguido de Crato (posto Crato) e Cariús (posto São Sebastião) que registraram, respectivamente, 40.4 mm e 40 mm de chuva. As informações são do balanço parcial da Funceme atualizado às 8 horas.
Dez maiores chuvas por posto
Beberibe (posto Lagoa Funda): 41.0 mm
Crato (posto Crato): 40.4 mm
Cariús (posto Sao Sebastiao): 40.0 mm
Tamboril (posto Fazenda Nova): 39.0 mm
Santana do Cariri (posto Dom Leme): 36.6 mm
Tamboril (posto Oliveira): 36.0 mm
Iguatu (posto Iguatu): 33.0 mm
Quixeramobim (posto Passagem): 28.2 mm
Lavras da Mangabeira (posto Arrojado): 27.0 mm
Caucaia (posto Sítios Novos): 27.0 mm
Nordeste Notícia
Fonte: O Povo