Área destacada na imagem será incorporada ao Parque do Cocó — Foto: Nilton Alves/SVM

O Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, terá sua área ampliada de 1.571 para 1.579 hectares. O acréscimo de 8 hectares no tamanho do parque ocorre dois anos após sua demarcação oficial e se deve à incorporação de uma área de dunas, localizada nas proximidades do Bairro Cidade 2000. O decreto que atualizará a nova poligonal do parque será publicado nos próximos dias, conforme o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno.

O espaço anexado havia sido desapropriado há alguns anos, segundo o secretário Artur Bruno, para a construção de conjuntos habitacionais, mas devido à reivindicações de ambientalistas e o entendimento do governo, a área foi incorporada ao parque.

Localizada no limite da Avenida das Adenanteiras, no Bairro Cidade 2000, a área já está sendo cercada, de acordo com informações do secretário. Na quarta-feira (14), na reunião do Conselho Consultivo da Unidade de Conservação, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) irá comunicar oficialmente aos conselheiros a mudança.

O Parque do Cocó foi regulamentado em 2017, cerca de 40 anos após as primeiras reivindicações para as demarcações oficial. Com o decreto, a reserva passou a ser considerado uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, conforme o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). A regulamentação indica que o espaço deve ser de posse e domínio público.

Com os atuais 1.571 hectares, o Parque do Cocó já é 10 vezes maior que o Parque Ibirapuera, em São Paulo, que possui 158 hectares, de acordo com a Prefeitura de São Paulo. O Cocó também é 4,5 vezes mais extenso que o Central Park, em Nova Iorque.

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!