O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) realiza até a próxima sexta-feira (19) mutirão de renegociação de dívidas. Consumidores endividados terão a oportunidade de renegociar dívidas com condições especiais de desconto e parcelamento do débito.
O Procon espera realizar 2 mil atendimentos. Os núcleos do Procon nos Vapt Vupts de Antonio Bezerra e de Messejana, bem como o núcleo da Regional V também participam do mutirão.
As empresas que aderiram ao mutirão, assumiram o compromisso de oferecer condições diferenciadas para a quitação da dívida, inclusive com linha direta para solucionar os casos em tempo real.
Confira as empresas participantes, abaixo:
- Bancos, operadoras de cartão de crédito e financeiras
- Banco do Brasil
- Bradescard
- Bradesco cartões
- Banco Santander
- Banco Itaú, cartões e empresas do Grupo
- Banco Investcred Unibanco S.A.
- Caixa Econômica Federal
- Cartão Losango
- Crefisa
- Dibens Leasing S.A.
- FIC Promotora de vendas
- FortBrasil
- Grupo Rede
- Hipercard Banco Múltiplo
- Luizacred S.A.
- Microinvest
- Marcep Corretagem de Seguros
- Omni Soluções Financeiras
- Provar Negócios de Varejo
- Operadoras de telefonia e telecomunicação
- Claro TV
- Claro móvel
- Net
- Tim celular
- Vivo
- Concessionária
- Enel CE
A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, avalia que os descontos nas dívidas podem chegar a 90% do valor do débito. “Esta é uma boa oportunidade para o consumidor limpar seu nome, com condições especiais para pagamento da dívida, inclusive, parcelando seus débitos”, disse. Mas a diretora alerta que o consumidor assuma o pagamento daquilo que conseguirá pagar, sob o risco de envidar-se novamente.
O Procon ressalta que, independentemente das empresas que já aderiram ao mutirão e que se comprometeram a resolver em tempo real o problema, o consumidor pode abrir reclamação contra qualquer empresa. No entanto, nestes casos, as empresas são notificadas para realização de audiência de conciliação.
O número de consumidores da capital com problemas financeiros que procuraram o Procon Fortaleza tem aumentado sucessivamente nos últimos três anos. Saiu de 5.856 em 2015 para 7.957, em 2016, um aumento de 35,87%. No ano passado, os consumidores com problemas financeiros saltou para 8.505, uma elevação de 6.88%, se comparado com o período anterior. Os consumidores se queixam principalmente de cobrança indevida e de juros e multas abusivos.
Consulta CPF e documentos
Em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL de Fortaleza), será possível consultar a situação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) durante o período de realização do mutirão.
É preciso levar cópias da documentação pessoal e do comprovante de endereço e ainda de faturas de cobrança ou de contratos que comprovem a situação a ser renegociada com a empresa. Só podem participar consumidores residentes na capital.
Serviço:
- Mutirão de renegociação de dívidas
- Período: de 15 à 19/10
- Horário: das 8 às 17 horas
- Locais de atendimento:
- Procon Centro (rua Major Facundo, 869)
- Procon vapt vupt Antonio Bezerra
- Procon vapt vupt Messejana
- Procon Regional V (avenida Augusto dos Anjos, 2466 – Bonsucesso)
Mais informações pela Central de Atendimento 151
Nordeste Notícia
Fonte: G1