O Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, se apresentará em três cidades cearenses no mês de julho. Fortaleza no dia 21, Umirim no dia 22 e Jericoacoara no dia 23.
A apresentação de Umirim será o motivo principal da vinda do esquadrão ao Estado. Na ocasião, será inaugurado um monumento doado à cidade pela Força Aérea Brasileira, em homenagem à Anderson Amaro Fernandes, piloto cearense que faleceu em acidente no ano de 2010. A praça principal da cidade natal do piloto receberá um avião do mesmo modelo usado por Anderson.
Anderson faleceu aos 33 anos na cidade de Lages, na serra catarinense, durante apresentação em comemoração aos 68 anos do Aeroclube de Lages. A aeronave que ele pilotava bateu no solo e explodiu em seguida. Reportagens da época do acidente relatam que a família recebeu apoio após o acidente e que o hangar do aeroclube recebeu o nome do piloto em homenagem póstuma.
Em Fortaleza, a apresentação acontecerá às 16h do dia 21 de julho, na Beira Mar. No mesmo horário do dia seguinte, 22 de julho, a ação acontecerá em Umirim. Em Jericoacoara, também às 16h, a apresentação será no dia 23, na Duna do Pôr do Sol. Esses horários são apenas previsões. A Força Aérea pode modificar para mais ou para menos.
Um dos aviões já está em Fortaleza, em “missão solitária” considerada de rotina que visa, entre outras coisas, visitar com antecedência as cidades agendadas, para verificar e preparar tudo para as futuras demonstrações, conferir detalhes, como segurança das aeronaves e do público, contato com Bombeiros e Polícia, além de informações básicas, como hospedagem e alimentação dos integrantes da equipe de pilotos que virá a Fortaleza.
As informações e imagens são do SBFZ Spotting, um grupo formado por entusiastas e apaixonados por aviação que tem como objetivos a divulgação de informações, fotos e filmagens do tráfego aéreo do Aeroporto de Fortaleza, assim como do estado do Ceará.
/Izadora Paula
Comentários