O Fortalezense foi surpreendido na manhã desta segunda-feira (8) pelo céu escuro e chuva em algumas áreas da Capital. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a precipitação é conhecida popularmente como “chuva do caju”. Tecnicamente as chuvas ocorrem devido a atuação de um sistema de Alta Pressão sobre parte da região Nordeste do Brasil (NEB).
A última chuva registrada pelo órgão ocorreu no dia 29 de julho. Segundo o meteorologista Raul Fritz, a chuva costuma ocorrer de agosto a novembro. “Essa precipitação tem rápida ocorrência. Em geral, são de curta intensidade. A população diz que a chuva é do caju pois ajuda no processo de crescimento do fruto”, afirma o especialista.
Ainda segundo o órgão, as precipitações podem ocorrer com maior incidência na faixa litorânea com variações de 1mm a 5mm. No interior, foram registradas chuvas em Redenção (3.6 mm) ePacatuba (1.5 mm).
Previsão
Entre a madrugada e o início da manhã, nebulosidade variável com chuvas isoladas na faixa litorânea. Ao longo do dia, céu parcialmente nublado em todo o estado. Para terça-feira (9), a previsão é que entre a madrugada e o início da manhã, ocorra nebulosidade variável com chuvas isoladas na faixa litorânea. Ao longo do dia, céu parcialmente nublado em todo o estado.
Na quarta-feira (10), céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões ao longo do dia.
Nordeste Notícia
Fonte: Diário do Nordeste