Após registrar a maior chuva do ano no Ceará, de 173 mm, em seu último levantamento, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) voltou a apontar precipitações em várias regiões do Estado nas últimas 24 horas, novamente com volumes bastante consideráveis. Segundo o órgão, choveu em pelo menos 102 municípios no período das 7h desta segunda-feira (9) às 7h desta terça-feira (10).
O principal destaque das últimas 24 horas foi o município de Aracati, na região Jaguaribana, com um volume de 116.6 mm. Outra cidade que registrou chuvas consideráveis foi Forquilha, na Ibiapaba, onde a Funceme computou um volume de 105 mm no período analisado. A força da água derrubou o muro do cemitério da cidade e formou uma “cachoeira” que jorrava água na rua do local.
Precipitações consideráveis também ocorreram em Frecheirinha, principalmente nesta madrugada, quando as chuvas atingiram 102 mm.
Diferentemente dos últimos dias, a Ibiapaba, inclusive, foi a região do Estado que mais recebeu chuvas nas últimas 24 horas, tendo em vista que seis municípios registraram precipitações acima de 40 mm. São eles:
- Forquilha (105.0 mm)
- Frecheirinha (102.0 mm)
- Ipu (95.0 mm)
- Guaraciaba Do Norte (62.0 mm)
- Ubajara (56.0 mm)
- Tianguá (48.4 mm)
Fortaleza amanhece nublada
Na Capital cearense, o dia amanheceu nublado, com a Funceme tendo registrado, até o momento, precipitações de apenas 2.8 mm no posto de Messejana. A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), porém, contou com algumas chuvas consideráveis nas últimas 24 horas, tendo em vista que Maranguape (42.0), Cascavel (38.6) e Aquiraz (35.0) tiveram volumes acima de 30 mm.
Próximos dias
Para esta quarta-feira (11), a expectativa é de céu nublado com eventos de chuva em todo o Ceará. Para a quinta-feira (12), a Funceme também projeta precipitações em todo o Estado e nebulosidade variável.
As maiores chuvas registradas nesta terça-feira (10):
Fonte: Diário do Nordeste