Cearense Marília Lovatel é premiada em competição nacional de literatura infantojuvenil — Foto: Divulgação
Cearense Marília Lovatel é premiada em competição nacional de literatura infantojuvenil — Foto: Divulgação

A professora e escritora cearense Marília Lovatel foi a vencedora do 20º Prêmio Barco a Vapor, que reconhece o trabalho de autores da literatura infantojuvenil brasileira. A obra premiada em 2024, ‘Salvaterra – breve romance de coragem’, combina temas como a escolha feminina do próprio caminho e a intimidade com a terra e os animais. A obra aborda temas como a ação humana nas florestas e a luta pela preservação ambiental.

O prêmio, promovido pela Fundação SM, foi entregue em São Paulo e inclui um valor de R$ 40 mil e a publicação do livro pela coleção Barco a Vapor.

Marília, nascida em Fortaleza, já escreveu outros 15 títulos e tem uma trajetória marcada pela paixão pela escrita desde a adolescência. “Salvaterra” conta a história de uma menina que vive na Ilha do Marajó, no Pará, e enfrenta desafios diários em uma família numerosa. A obra também homenageia figuras importantes na defesa da Amazônia, como Bruno Pereira e Chico Mendes.

A escrita sempre presente

 

Para Marília Lovatel, a paixão pela escrita se intensificou a partir de um concurso de crônicas na adolescência — Foto: Divulgação
Para Marília Lovatel, a paixão pela escrita se intensificou a partir de um concurso de crônicas na adolescência — Foto: Divulgação

Nascida em Fortaleza, Marília se graduou em Letras na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e concluiu o mestrado em Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é também professora, redatora publicitária e cronista.

Marília conta que, ainda na infância, se mudou diversas vezes pela capital cearense com a família. Assim, um lugar onde ela se fixou foi Guaramiranga, município na serra de Baturité. Por lá, Marília passava quase todos os fins de semana e férias da escola.

“Lá o espaço para a imaginação e para o exercício criativo não tinha muros, paredes, limites. Essa experiência ampliou a minha percepção dos seres, dos ambientes e com certeza me aproximou do universo da escrita, ainda que o registro disso tenha se concretizado muitos anos depois”, relembra a autora em entrevista ao g1.

Olhando em retrospectiva, ela identifica que a escrita já acontecia dentro de si. Foi por meio da leitura que ela descobriu, livro a livro, que aquela seria a sua forma de se expressar no mundo.

“A pulsão para a escrita surge cedo e cresce dentro da gente, à espera da oportunidade de se manifestar”, revela.

Uma redação feita no Ensino Médio mudou os rumos para ela. Como lembra Marília, foi a professora Tereza Araripe que se encantou com o texto e inscreveu o material em um concurso nacional de crônicas estudantis. E deu certo: Marília viajou para o Rio Grande do Sul na adolescência para receber o prêmio.

A mãe e a sogra como inspirações

 

Na premiação, Marília Lovatel esteve com a sogra e a mãe, que inspiraram a história do livro — Foto: Divulgação
Na premiação, Marília Lovatel esteve com a sogra e a mãe, que inspiraram a história do livro — Foto: Divulgação

Com ‘Salvaterra – breve romance de coragem’, Marília Lovatel carrega a intuição de que a densidade da obra pode alcançar um público maior nos futuros projetos, podendo marcar a transição do infantojuvenil para o adulto.

Crise climática, a defesa da terra, a luta pela sobrevivência e pela própria identidade. Os temas trazidos em ‘Salvaterra – breve romance de coragem’ surgiram para ela de forma natural no processo de escrita. Questões que ela deseja que o leitor jovem vivencie durante a leitura.

Também nessa criação, duas mulheres reais inspiraram a história: a mãe e a sogra, que representam, para ela, pessoas de fibra e com coragem de desafiar caminhos anteriormente determinados pela tradição familiar e pela sociedade.

A mãe é, assim como Marília, natural de Fortaleza. E a sogra da autora é filha de Salvaterra, município da Ilha de Marajó.

g1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!