Entre 20h de terça e 8h desta quarta choveu em mais de 80 municípios do Ceará. As maiores precipitações do estado foram registradas nas cidades de Ipaumirim (111,2 mm), Milhã (100 mm) e Lavras da Mangabeira (90 mm).
Na capital, há relatos de alagamentos nos bairros Centro, José Bonifácio, José Walter, Maraponga, Ellery, São João do Tauape, Aerolândia, Alto da Balança, entre outros.
Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a precipitação ocorre devido à influência de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), localizado a leste da região Nordeste. Este sistema é típico do período de pré-estação chuvosa, que ocorre até janeiro.
Diante das atuais condições, a Funceme emitiu, nesta terça-feira (3), um aviso meteorológico que reforçou o cenário mais favorável para acumulados expressivos, principalmente no Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité e ainda no Cariri.
Ainda de acordo com a Funceme, a tendência é que o vórtice ciclônico posicione-se de forma desfavorável à ocorrência de chuvas a partir de quinta-feira (5).