A partir desta segunda-feira, 4, as operadoras de telefonia móvel que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e a ativação de estações de 5G nessa faixa em mais 25 municípios do Ceará. Confira quais são mais abaixo.
Vale ressaltar, entretanto, que, de acordo com a Anatel, a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas imediatamente nas cidades, pois dependem da operadora.
A realização do processo só é obrigatório em municípios em que o plano de instalação já esteja definido pela população.
Agora, o andamento das instalações seguem o calendário da Anatel. A previsão é que o 5G esteja em todas as cidades brasileiras até 2029, além de 1.700 localidades. Outra meta é que o avanço tecnológico abranja os municípios que ainda não possuem 4G.
TV aberta
A medida adotada pelo Gaispi segue as diretrizes do Edital do leilão do 5G. Dessa forma, os municípios abrangidos são os que a Entidade de Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) já “iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita […] para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS)”, informa a Anatel.
Portanto, após a migração da faixa, os usuários dos canais de TV aberta que recebem as transmissões pela antena parabólica precisam adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências com o 5G.
Outro ponto a se destacar, é de que as pessoas que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à EAF, ou ao Siga Antenado, outro nome para a entidade, que, segundo a agência, tem a capacidade de instalar 10 mil kits por dia.
Além disso, a distribuição do kit deverá ser mantida por 90 dias, podendo ter o período prorrogado para mais 90 dias. A solicitação pode ser realizada no site da Siga Antenado ou por meio do telefone 0800-729-2404.
Veja as cidades cearenses que terão licença para instalar o 5G a partir desta segunda-feira, 4
- Acopiara
- Alto Santo
- Baixio
- Banabuiú
- Boa Viagem
- Cedro
- Icó
- Ipaumirim
- Iracema
- Itatira
- Jaguaretama
- Jaguaribara
- Jaguaribe
- Lavras da Mangabeira
- Mombaça
- Monsenhor Tabosa
- Morada Nova
- Orós
- Pedra Branca
- Pereiro
- Quixelô
- Santa Quitéria
- Senador Pompeu
- Umari
- Várzea Alegre
Confira o cronograma de instalação do 5G
Capitais e DF: 2022
>500 mil habitantes: 2025
>200 mil habitantes: 2026
>100 mil habitantes: 2027
>30 mil habitantes: 2029
*A liberação da faixa de 3,5 GHz, na qual funciona o 5G, está acontecendo mais rapidamente do que o previsto no cronograma, mas as operadoras não são obrigadas a ativar o sinal antes dos prazos pré-determinados no leilão do 5G.
Fonte: Teleco/Anatel/O 5g
Povo