Os açudes Poço do Barro, em Morada Nova, Carmina, em Catunda, Caxitoré, em Umirim, e Edson Queiroz, na cidade de Santa Quitéria, interromperram a marca de mais de uma década sem sangrar e ultrapassaram a capacidade hídrica neste fim de semana.

Com isso, o número total de reservatórios jorrando atualmente no Estado aumentou para 51, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

O Caxitoré, na Bacia do Curu, começou a sangrar nesta segunda-feira (8), depois de 15 anos, passando do volume total de 202 milhões de metros cúbicos, atendendo a sede de Umirim e perenizando o rio Curu no segundo semestre.

O Poço do Barro estava desde julho de 2009 sem ultrapassar seu volume máximo de 52 milhões de metros cúbicos. Ele é o quinto da sub-bacia do Banabuiú a sangrar em 2024. O reservatório é importante para a perenização do riacho Livramento, em um trecho de cerca 45 quilômetros, e para irrigação e dessedentação animal.

Açude Edson Queiroz, em Santa Quitéria, com capacidade de 254 milhões de metros cúbicos de água, havia sangrado pela última vez em 2011. — Foto: Cogerh/ Divulgação
Açude Edson Queiroz, em Santa Quitéria, com capacidade de 254 milhões de metros cúbicos de água, havia sangrado pela última vez em 2011. — Foto: Cogerh/ Divulgação

O Carmina, que tem capacidade de 13,1 milhões de metros cúbicos também não vertia há 15 anos, sendo da região do Acaraú, que está em situação muito confortável, com 94,3% de suas reservas hídricas. Na mesma bacia, o Edson Queiroz, de 254 milhões de m³, sangrou pela última vez em 2011, abastecendo a sede de Santa Quitéria e outros distritos próximos.

Outras bacias hidrográficas da região norte do Estado mantém ótimo nível volumétrico, com o Coreaú em 98% e o Litoral com 99,7%.

Em alerta

Apesar dos bons volumes registrados nas bacias mais ao norte do Ceará, a região hidrográfica dos Sertões de Crateús segue em alerta (abaixo de 30% da capacidade), com volume de 21,7%.

Outros 31 açudes continuam com reservas menores que 30%, sendo a maioria no Alto e no Médio Jaguaribe e no Banabuiú.

g1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!