Mais de oito mil pessoas vivem nas ruas de Fortaleza em situação de vulnerabilidade extrema.  — Foto: Natinho Rodrigues/Sistema Verdes Mares
Mais de oito mil pessoas vivem nas ruas de Fortaleza em situação de vulnerabilidade extrema. — Foto: Natinho Rodrigues/Sistema Verdes Mares

Fortaleza é uma das 59 cidades da lista prioritária divulgada pelo governo federal para receberem apoio técnico no combate à fome e na promoção de alimentação saudável. Dentre os critérios para basear a lista, a capital cearense aparece com a quinta maior população de rua no país: são 8.404 pessoas vivendo fora do lar.

A seleção das cidades foi definida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e inclui uma segunda cidade cearense: Caucaia, com 464 pessoas vivendo nas ruas.

A estratégia “Alimenta Cidades” foi publicada em uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (27).

As cidades listadas podem fazer o pedido para integrar o programa até 15 de abril. E as ações deverão ser implementadas até dezembro de 2026 (veja portaria aqui).

Das 59 cidades, estas são as 10 que possuem maior população em situação de rua:

  1. São Paulo: 66.544
  2. Rio de Janeiro: 16.664
  3. Belo Horizonte: 13.028
  4. Salvador: 8.783
  5. Fortaleza: 8.404
  6. Brasília: 7.997
  7. Recife: 2.724
  8. Campinas: 2.534
  9. Guarulhos: 1.627
  10. Goiânia: 1.609

 

Ações de combate à fome nas cidades

Em dezembro do ano passado, o governo federal instituiu a “Estratégia Nacional de Alimentação Saudável nas Cidades” para ampliar a oferta de refeições saudáveis, reduzir o desperdício de comida e incentivar a utilização de resíduos como insumo em novos ciclos de produção de alimentos.

Em cooperação com estados e municípios, a proposta é fortalecer as cozinhas solidárias, diminuir o consumo de ultraprocessados por crianças e adolescentes e desenvolver ações de educação alimentar nas escolas.

De acordo com esse estudo, 20 milhões de brasileiros ainda vivem em situação de insegurança alimentar grave e ficam um dia ou mais sem comer.

g1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!