Familiares e amigos prestam as últimas homenagens ao humorista Paulo Diógenes — conhecido pela icônica personagem Raimundinha —, nesta quinta-feira (15), em velório realizado na Funerária Ternura, no bairro Aldeota, em Fortaleza. Paulo, de 62 anos, faleceu nessa quarta-feira (14), após complicações provocadas por uma infecção bacteriana nos pulmões, conforme informações apuradas pela reportagem.

No momento de despedida, o amigo João Carlos Albuquerque relembrou como a alegria do artista auxiliou no tratamento dele contra a dependência química.

A gente nunca vai deixar de sentir a presença do Paulo Diógenes. Ele era um ser humano que gostava muito de ajudar os outros, e não tinha tempo ruim para ele, era todo tempo sorrindo. Problemas todos temos, mas ele encarava os problemas com um sorriso, ajudando os outros. Tenho muita consideração e muita gratidão por ele e pela família dele.”

JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE
Amigo de Paulo Diógenes

O amigo contou que os dois se conheceram quando ele estava internado em uma clínica para tratamento de dependentes químicos, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na época, a alegria e a capacidade de fazer os outros rirem, características de Paulo, foram cruciais para a recuperação de João Carlos.

“[Ele era] Sempre alegre, disposto a ajudar muitas pessoas. Sou um dependente químico em recuperação, passei muito tempo usando substâncias que alteravam minha mente, meu humor, e fui internado na clínica do Paulo Diógenes. Passei o tratamento lá, e, desde então, estou limpo. […] Tenho uma gratidão por ele muito grande”, relembra.

Após o encontro no momento delicado, os dois passaram a trabalhar juntos fora do centro de recuperação. “Fui o motorista particular dele, na campanha para vereador aqui da eleição de Fortaleza, e a gente saiu vitorioso. Só tenho é agradecer demais ao Paulo Diógenes por ter passado na minha vida. Deixa muitas saudades.”

personalidade altruísta do humorista também foi destacada pelo irmão dele, André Diógenes.

 

O humor cearense está de luto, que perdeu uma grande referência do humor no Ceará e do Brasil em si. Paulo deixou um legado, grandes amizades. Muito amor que ele distribuiu para muita gente, fazendo as pessoas rirem, fazendo-as saírem de depressões, ajudando aqueles que ele podia estender a mão”.

ANDRÉ DIÓGENES
Irmão de Paulo Diógenes

Amigo do artista, o também humorista Luciano Lopes, mais conhecido como Luana do Crato, destacou como a perda do profissional deve impactar o cenário do humor brasileiro.

Vai deixar um vazio muito grande, espero que ele seja preenchido pela imagem, pela memória do Paulo, e que o movimento do humor e os artistas não deixem esse legado se acabar e a imagem do Paulo desaparecer. A gente que ficou agora tem que dar continuidade a esse legado, a essa figura lendária que foi a Raimundinha”.

LUCIANO LOPES
Humorista

 

missa de corpo presente de Paulo Diógenes está prevista para as 14h30. O sepultamento será às 16h no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio.

QUEM FOI PAULO DIÓGENES?

Paulo nasceu no Rio de Janeiro, mas veio para o Ceará com seis meses de idade, pois parte da sua família é cearense. A mudança ocorreu após o pai dele passar em um concurso público, levando a esposa e os filhos para morarem em Russas, no Interior do Estado.

Em entrevista ao Que Nem Tu, podcast do Diário do Nordeste, Paulo chegou a detalhar que cresceu com diversas vivências no interior, relembrando que a família dele tinha fazenda em Jaguaribe.

Em 1978, começou a atuar como humorista e, em 1982, foi ao Rio de Janeiro para explorar outros caminhos como artista. A ideia da personagem Raimundinha, surgiu na capital fluminense, mas apenas ganhou esse nome posteriormente, no fim da década de 1980.

Ele foi político do Partido Social Democrático (PSD) e atuou como coordenador de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Fortaleza.

 

 

 

Diário do Nordeste

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!