Foto de uma Carteira Nacional de Habilitação
Legenda: Programa oferece vagas paras as categorias A (moto) e B (carro) da CNH Foto: Shutterstock

O programa CNH Popular abriu 25 mil novas vagas, conforme anunciado oficialmente na manhã desta segunda-feira (23) em live do governador Elmano de Freitas (PT) e do superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), Michel Mourão. As habilitações são para as categorias A (moto) e B (carro), destinadas a pessoas de baixa renda nos 184 municípios cearenses.

Para os que desejam participar do programa, é necessário realizar cadastro no site do Detran-CE. A informação, inclusive, foi reforçada durante o anúncio do Governo do Estado.

Com o programa, conforme previsto no edital, os beneficiários têm acesso, de forma gratuita, aos serviços de exame psicológico, de aptidão física e mental, curso teórico-técnico, curso de prática veicular e exame de direção. Ao todo, serão 20 mil vagas destinadas ao Interior e mais 5 mil para cidadãos que residem em Fortaleza.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Assim como nos anos anteriores, o programa CNH Popular é destinado a moradores do Ceará que se encaixem aos critérios propostos no edital:

  • Beneficiários do Programa Bolsa Família;
  • Pessoas com deficiência;
  • Pessoas Egressas do Sistema Penitenciário.

VEJA COMO SE CADASTRAR

O cadastro, como já informado nesta e em outras edições do programa, é realizado por meio do site do Detran. Ao acessar o portal, será necessário informar CPF e em qual categoria o beneficiário se encaixa. É nessa etapa que o interessado precisa informar se é “pessoa com deficiência” ou “beneficiários do Programa Auxílio Brasil”, por exemplo.

O passo seguinte será justamente apresentar os documentos necessários para finalização do processo. Os dados, então, passarão por análise do próprio Detran.

Assim como em 2022, caso o cadastro seja aprovado, uma comissão será agendada para onde os candidatos serão direcionados, ainda pelo Detran, para as autoescolas. Elas, inclusive, serão as responsáveis pela preparação dos respectivos alunos do programa.

DOCUMENTAÇÃO

Para solicitar a CNH Popular, são exigidos os seguintes documentos (originais e cópias):

  • Identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de endereço ou declaração de residência;
  • Declaração do CRAS (para Beneficiário do Programa Auxílio Brasil)
  • Laudo Médico com Código CID (para deficiente físico);
  • Declaração da Secretaria de Segurança Pública (para egresso do Sistema Prisional).

 

 

Comentários
   
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!