Reserva hídrica na região era de 9% no começo do ano. Em julho subiu para 41%, saindo da classificação “muito crítica” para “em alerta”. — Foto: Sistema Verdes Mares
Reserva hídrica na região era de 9% no começo do ano. Em julho subiu para 41%, saindo da classificação “muito crítica” para “em alerta”. — Foto: Sistema Verdes Mares

açude Banabuiúo terceiro maior do Ceará, está com 41,87% da sua capacidade, segundo Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). Esse número é o melhor registro do mês desde o dia 8 de julho de 2012 quando o reservatório atingiu 67,10%.

A Bacia do Banabuiú, no Sertão Central, registrou uma das maiores aportes entre todas as bacias do estado, segundo a Cogerh. Cerca de 1,3 bilhão de metros cúbicos no total. Todos os 19 açudes monitorados na bacia do Banabuiú estão em condições melhores do que estavam no início do ano.

Ainda de acordo com a Cogerh, após anos seguidos de baixos aportes, a bacia registrou o maior volume dos últimos 10 anos. Nesta quadra chuvosa, a reserva hídrica na região passou de 9% para 41%, saindo da classificação “muito crítica” para “em alerta”.

Reserva hídrica

 

O volume global de todos os açudes monitorados pela companhia está atualmente em 49%. As bacias do estado com maior volume são a do Litoral (95,3%), Coreaú (95,6%) e Acaraú (91,3%).

A bacia com pior volume é do Sertão do Crateús com 28,3 %.

O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 31,8% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 65,94%.

g1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!