Francisco Antônio Chagas Barbosa, missionário brasileiro morto no Quênia. — Foto: Redes sociais/Reprodução
Francisco Antônio Chagas Barbosa, missionário brasileiro morto no Quênia. — Foto: Redes sociais/Reprodução

O missionário brasileiro Francisco Antônio Chagas Barbosa, morto a tiros e encontrado em um carro incendiado no Quênia, morava no país da África Oriental desde 2011. O pastor estava desaparecido desde a última quarta-feira (7), após sair para ir ao supermercado.

Francisco nasceu no município cearense de Varjota, que fica a cerca de 220 quilômetros de Fortaleza. Francisco deixa esposa e uma filha que moravam com ele no Quênia.

O corpo dele foi encontrado na capital queniana, Nairóbi, em um carro incendiado. Ele fazia missões no país africano desde 2011. A primeira vez foi a convite de um pastor amigo.

Pastor brasileiro morava no Quênia com a esposa e uma filha. — Foto: Redes sociais/Reprodução
Pastor brasileiro morava no Quênia com a esposa e uma filha. — Foto: Redes sociais/Reprodução

O pastor cearense já havia sofrido outros episódios de violência, no Sudão do Sul e no Quênia. No mais recente, que ocorreu há cerca de três anos em Nairóbi, capital do Quênia, Francisco ficou em cárcere por cerca de seis horas e foi espancado.

Nas redes sociais, ele administrava um perfil onde publicava diversas fotos e vídeos em missões no país africano.

Ataques anteriores

 

Francisco Antônio Chagas Barbosa já havia sido vítima de sequestro e espancamento, conforme Nilson Cezar, um dos diretores da Missão Cristã Mundial, organização pela qual o pastor prestava serviços.

“A Polícia foi informada desse segundo. Apanhou muito, mas liberaram ele, que ficou bastante machucado. Inclusive, ele mancava de uma perna por causa disso. Mas, ele seguia firme no chamado, cuidando de viúvas, órfãos, refugiados das guerras dos países próximos. Fazia um trabalho excepcional”, disse o diretor ao g1.

Ainda conforme o gestor, esse tipo de ataque não é tão incomum, já que o trabalho de missionários apresenta riscos. “Principalmente em zonas de conflitos. O trabalho da MCM é ir nos confins da terra. Temos essa perspectiva de realmente ir em áreas que são conflituosas”, disse ao g1.

Segundo Nilson, ainda não há informações sobre a motivação da morte de Francisco. As investigações continuam.

Pastor achado morto

 

Suspeitos atearam fogo no carro do pastor. — Foto: Reprodução
Suspeitos atearam fogo no carro do pastor. — Foto: Reprodução

O missionário brasileiro Francisco Antônio Chagas Barbosa foi morto a tiros e depois teve o carro carbonizado em Nairóbi, capital do Quênia.

De acordo com informações da Missão Cristã Mundial, organização pela qual o pastor prestava serviços, ele desapareceu ainda na quarta-feira (7). Ele saiu para ir ao supermercado, mas não retornou.

“Seu carro foi visto por volta das 21h, sendo dirigido em alta velocidade, aparentemente, por um grupo de jovens quenianos. Infelizmente, ele já passou por uma situação semelhante em outra ocasião.”, disse a igreja.

 

Na manhã deste sábado (10), a Missão Cristã Mundial confirmou ao g1 Ceará que ele foi encontrado sem vida.

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!