Um homem foi preso em flagrante por matar um desafeto com golpes de enxada, em Quixadá, na Região do Sertão Central, no último domingo (12). O suspeito confessou que cometeu o crime após ser chamado de “mole” e de “covarde”, por “não ter coragem de vingar o tio”.
Rubens Ferreira Herculano, o ‘Rubinho’, de 20 anos, afirmou à Polícia Civil do Ceará (PC-CE) que ingeria bebida alcoólica desde cedo, na casa de familiares, quando chegou ao local um homem conhecido como ‘Boel’ – apelido de Manoel Pedro Barbosa Filho, 37.
Segundo ‘Rubinho’, ‘Boel’ também ingeriu bebida alcoólica e começou a insultá-lo, ao dizer que o seu tio, que foi assassinado, “era um vagabundo e que não prestava, inclusive ficava com mulher casada, por isso mereceu morrer”.
O suspeito decidiu deixar a residência e ir para um bar, no bairro Alto da Boa Vista. Mas o desafeto também se deslocou para o estabelecimento e continuou a xingar o tio de ‘Rubinho’, segundo ele. Testemunhas contaram à Polícia que ‘Boel’ ainda disse que o sobrinho da vítima de homicídio era “covarde” e “mole” por não vingá-lo.
O jovem de 20 anos, então, decidiu atrair ‘Boel’ para sair do bar, pegou uma enxada e desferiu ao menos três golpes na cabeça do homem. Após o ataque fugiu do local.
Já ‘Boel’ foi socorrido pelo proprietário e por clientes do bar e levado a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O suspeito acabou preso em flagrante, dentro de casa, poucos minutos depois.
Levado à Delegacia Municipal de Banabuiú, Rubens Ferreira Herculano foi autuado em flagrante por homicídio qualificado (motivo fútil e impossibilidade de defesa da vítima). A PC-CE já pediu à Justiça Estadual pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, para garantir a ordem pública, a aplicação da lei penal e a conveniência da instrução criminal.
SVM