Eleitores de Barro e Viçosa do Ceará voltam às urnas para eleger novos prefeitos e vices — Foto: Igor do Vale/G1
Eleitores de Barro e Viçosa do Ceará voltam às urnas para eleger novos prefeitos e vices — Foto: Igor do Vale/G1

Eleitores das cidades cearenses de Barro e Viçosa do Ceará voltam às urnas neste domingo (5) para eleger novos prefeitos e vices. Os dois municípios tiveram prefeitos cassados e precisam definir novos gestores.

O horário de votação será o mesmo das Eleições 2020, das 7h às 17h; a faixa das 7h às 10h é destinada, preferencialmente, às pessoas acima de 60 anos e de outros grupos de risco.

Poderá votar nas eleições suplementares quem solicitou alistamento, transferência ou revisão até o dia 7 de julho de 2021 (151 dias antes da eleição).

Barro

 

Um total de 15.971eleitores estará apto a votar nas urnas eletrônicas de 53 seções eleitorais, distribuídas em 23 locais de votação.

Candidatos:

  • Héricles George Feitosa Albuquerque; vice, Francisco Albano Severo. Coligação Barro Melhor Para Todos (MDB/PT/PP/PSDB);
  • Maria Pereira de Lira Silva; vice, Eurandir de Sousa Sinézio. Coligação Vitória do Povo (PSD/PCdoB).

 

Motivo da cassação dos prefeitos eleitos em 2020

No dia 27 de agosto deste ano, O TRE confirmou a cassação dos diplomas do prefeito e do vice do município de Barro, José Marquinélio Tavares (PSD) e José Vanderval Feitosa (PSD), respectivamente.

A Corte manteve, por unanimidade, a cassação dos gestores por abuso de poder econômico e fraude em contratações. Além disso, declarou a inelegibilidade de ambos pelo período de 8 anos a partir da data das eleições de 2020.

Viçosa do Ceará

 

Com total de 43.774 eleitores aptos a votar, Viçosa funcionará com 146 seções eleitorais distribuídas em 56 locais de votação. Trabalharão no pleito aproximadamente 670 pessoas, incluídas(os) mesárias(os), auxiliares de eleição, delegadas(os) de prédio, terceirizadas(os), servidoras(es) do cartório e de outras unidades do TRE-CE.

Candidatos:

  • Divaldo Carneiro Soares; vice, Francisco de Oliveira Lima. Coligação Todos por Viçosa (PP/PDT/PT/PSB/PSDB);
  • Francisco João Cardoso Filho; vice, Francisco das Chagas Rodrigues de Carvalho. Partido MDB.

 

Motivo da cassação

O TRE manteve, no dia 8 de fevereiro deste ano, a cassação do prefeito eleito de Viçosa do Ceará, José Firmino (MDB), e do vice, Marcelo Ferreira Moreira (MDB), por abuso de poder político e conduta vedada nas Eleições 2020.

Após a decisão do TRE, foi deferida liminar pelo Tribunal Superior Eleitoral para manter o prefeito no cargo até o julgamento do recurso pelo próprio TSE. Na sessão do último dia 5 de outubro, a Corte Superior manteve a cassação e determinou a realização imediata de nova eleição.

Nordeste Notícia
Fonte: SVM

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!