Elias do Sargento foi eleito novo prefeito de Jaguaruana no Ceará — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

O candidato José Elias de Oliveira, conhecido com Elias do Sargento do PCdoB, foi eleito neste domingo (7) prefeito da cidade de Jaguaruana, no Ceará. Ele recebeu 11.603 votos (51,64% dos votos válidos). O vice-prefeito é Reginaldo Araújo da Silva (Naldo Quirino).

Polícia Federal informou, em nota, que registrou quatro suspeitas de crime de “compra de votos”, previsto no artigo 299 do Código Eleitoral, com apreensão de material de propaganda eleitoral, valores em dinheiro e depoimentos de 19 pessoas envolvidas. Não houve prisão. Serão instaurados inquéritos policiais e os resultados vão ser encaminhados à Justiça Eleitoral.

José Elias disputou as eleições com o candidato Roberto Barbosa Moreira (Roberto da Viúva) e com o vice Carlos Regis, do PDT, que obteve 48,36% dos votos válidos (10.866).

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) avaliou de forma positiva o pleito deste domingo. “Estamos satisfeitos com toda a logística implementada nesta eleição, em especial,com a transmissão da auditoria de votação eletrônica, que pela primeira vez foi realizada num pleito suplementar no Ceará”, disse.

Dos 26.700 eleitores de Jaguaruana, 23.276 compareceram às urnas (87,17% do eleitorado). O município teve um percentual de abstenção de 12,83% (3.424).

Posse e diplomação

 

Segundo a Resolução TRE nº 837/2021, que fixou a data e aprovou instruções para a realização das eleições suplementares para os cargos de prefeito e de vice-prefeito de Jaguaruana, o juiz eleitoral vai diplomar os eleitos até o prazo-limite do dia 19 de novembro de 2021.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou em agosto deste ano o mandato do prefeito Roberto da Viúva, e da vice-prefeita Flávia Façanha (PSB). A decisão considerou que a vice da chapa não se desligou de um cargo comissionado que ocupava na Assembleia Legislativa do Ceará três meses antes da eleição.

Nordeste Notícia
Fonte: SVM

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!