Terminal da Parangaba, em Fortaleza, registra lotação de passageiros nas plataformas no aguardo dos ônibus. — Foto: Reprodução

Mesmo com a prorrogação por mais um mês da frota de 200 ônibus extras nos horários de pico, o Terminal da Parangaba, em Fortaleza, registrou aglomeração de passageiros nas plataformas e coletivos deixando o local lotados na manhã desta sexta-feira (21), em plena pandemia de Covid-19.

O anúncio do reforço na frota de ônibus pelo segundo mês seguido foi feito prefeito José Sarto (PDT), na tarde desta quinta-feira (20), através de publicação nas redes sociais.

Para os passageiros que utilizam o transporte público e passam pelo Terminal da Parangaba, o aumento na frota ainda não foi suficiente para diminuir as filas nas plataformas do equipamento, onde as pessoas se aglomeram, sem respeito ao distanciamento social, para aguardar os coletivos.

“Por enquanto o 89 está bom, agora dá até para entrar, mas mais tarde, no horário de pico, fica mais difícil”, disse uma passageira.

Outro passageiro, que aguardava o ônibus da linha Parangaba-Papicu, afirma que o aumento da frota é perceptível, porém ainda não resolve os problemas de algumas linhas, que continuam trafegando lotadas. “Algumas linhas não foi suficiente. Por exemplo, essa é muito movimentada, então não serve muito”, disse.

O homem adota algumas ações dentro do ônibus pensando na segurança, já em relação a propagação da Covid-19, ele reconhece que é difícil se proteger no coletivo. “Eu tento o máximo ficar no fundo do ônibus, que é quando o assaltante assalta e foge, aí eu fico mais ou menos na frente. Não dá para manter o distanciamento, é muito lotado”, relata.

Segundo mês com frota extra

Terminal da Parangaba tem movimentação intensa no 1º dia da reabertura das atividades econômicas em Fortaleza. — Foto: Fabiane de Paula/ SVM
Terminal da Parangaba tem movimentação intensa no 1º dia da reabertura das atividades econômicas em Fortaleza. — Foto: Fabiane de Paula/ SVM

Este já é o segundo mês seguido que o prefeito José Sarto, em parceira com o governador Camilo Santana (PT), renova a circulação dos ônibus extras. A frota havia sido retirada de circulação por conta do término da concessão de 60 dias firmada entre o Sindiônibus, Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza.

“Mais uma vez, a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza vai financiar mais um mês de uma cota extra de duzentos ônibus no horário de pico para facilitar o transporte do trabalhador e da trabalhadora. Evidentemente, também combatendo a pandemia para reduzir a aglomeração no serviço público”, disse Sarto.

Segundo o prefeito, a renovação da contratação dos ônibus extras representa um investimento de mais de quatro milhões, investidos pela prefeitura e governo.

“Isso representa mais quatro milhões e novecentos mil reais por mês que o governo e prefeitura estão investindo no setor para garantir o transporte menos aglomerado e, consequentemente, continuar combatendo a pandemia”, pontuou.

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!