Médicos receberão treinamento para lidar com casos de coronavírus no Ceará. — Foto: Daniel de Araújo

Na tentativa de dar assistência aos médicos que estão atuando no combate ao coronavírus no Ceará, um treinamento básico será oferecido a pelo menos 140 profissionais nos próximos dias. O foco do curso é atualizar os profissionais sobre processos de reanimação, intubação, cricotomia, ventilação mecânica e protocolos de tratamento do Covid-19.

O Ceará registra 282 casos de novo coronavírus no estado, segundo o informe epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesa) nesta sexta-feira (27). O número de mortes pela Covid-19 permanece em três.

Coordenado pelos médicos Bruno Cavalcante e Kit Rola, por meio do Núcleo de Capacitação e Simulação em Saúde (Av. Santos Dumont, 1687), e viabilizado pela Associação Médica Cearense (AMC) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), o curso formou a primeira turma de 20 médicos neste sábado (28).

Gratuito, ele apresenta uma parte-prática presencial e outra teórica. “Muitos médicos vão ser chamados para linha de frente nas próximas semanas e precisam estar preparados. A doença é nova e tem detalhes nas condutas que são diferentes das que estávamos habituados”, expõe o presidente da Associação Médica Cearense, Carmelo Leão.

Os profissionais que trabalham em hospitais ou Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), e que precisam de uma atualização no que diz respeito a emergências por Covid-19 são o público-alvo desta ação.

Mas Carmelo Leão garante que as aulas teóricas estão sendo gravadas, e que serão disponibilizadas para todos os médicos do País, sem custo, por meio de uma plataforma comum a estes profissionais. Vale ressaltar que todos os instrutores e monitores serão voluntários.

Quanto aos outros profissionais que passarão pela formação presencial nos próximos dias, o presidente da AMC ressalta que o calendário ainda está sendo definido. “Pretendemos realizar as outras turmas no decorrer da próxima semana. Estamos correndo contra o tempo”, conclui.

Temas do treinamento
EPI para COVID-19 – como se paramentar e se desparamentar
Manejo de COVID-19 na emergência
Montando o ventilador com segurança
Intubação OroTraqueal Sequência Rápida – protocolo Covid
Ventilação mecânica no paciente com COVID-19
Tratando o COVID-19. O que sabemos até o momento?
Alterações radiológicas no COVID-19
Cuidados Intensivo do paciente com COVID-19
Teste para COVID-19. Quem, quando em como?
Desafios do COVID-19 na Unidade Básica de Saúde
Ansiedade nas equipes de saúde nos tempos de pandemia- como vencer essa batalha
Cuidados pós pandemia – estresse pós traumático.

 

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!