Ipueiras é uma das poucas cidades do Ceará que possui um Banco de Mudas. O Local, situado no Bairro Estação, é responsável pela produção de mudas de plantas ornamentais e nativas que são reintroduzidas na natureza sendo plantadas em parques, praças e áreas verdes.

O projeto para implantação do Banco de Mudas Municipal foi colocado em prática em 2006 através da Lei Municipal nº 603/2006 que trata da valorização das políticas ambientais. As mudas são produzidas em uma estufa de 300 metros quadrados em cultivo protegido, minimizando os efeitos da incidência solar, evitando danos causados pelas chuvas e pelos ventos fortes, além de oferecer defesa às pragas do solo.

 

Além do uso nas vias e espaços públicos as mudas também são disponibilizadas aos ipueirenses através de solicitação na sede da secretaria localizada no paço da Prefeitura Municipal, no Parque da Cidade.

Os técnicos também oferecem orientações para o plantio além de acompanhamento para que a árvore plantada em frente as residências não ofereça riscos para a iluminação pública, tráfego de veículos e a acessibilidade das pessoas.

A equipe também realiza análise para constatar se o tipo de muda é específica para o solo e se é compatível com o espaço.

Gerido pela Prefeitura de Ipueiras através da secretaria de meio ambiente e desenvolvimento urbano, o Banco de Mudas é essencial para a preservação ambiental e a manutenção do ambiente além de trazer mais qualidade de vida para população. Uma cidade bem arborizada reduz a poluição, inclusive sonora e visual, aumenta a umidade do ar e diminui o impacto das águas das chuvas ao aumentar a permeabilidade do solo. Espaços verdes urbanos também tornam a temperatura mais agradável.

Nordeste Notícia
Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!