Chuva em Itapipoca na Região Norte do Estado.  — Foto: Ana Beatriz/Arquivo Pessoal
Chuva em Itapipoca na Região Norte do Estado. — Foto: Ana Beatriz/Arquivo Pessoal

O Ceará voltou a registrar chuvas em todas a regiões do estado das 7h deste domingo (9) até as 7h desta segunda-feira (10), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No balanço do órgão atualizado às 10h50, as precipitações alcançaram mais de 100 cidades.

Marco, na Região Norte do Estado, teve a maior chuva, com 46,2 milímetros. Municípios da mesma região, como Granja (45 milímetros), Amontada (36 milímetros), Acaraú (32 milímetros) e Forquilha (29,5 milímetros), também apresentaram acumulados consideráveis. Houve precipitações ainda em Quiterianópolis (36 milímetros) e Solonópole (35 milímetros).

PUBLICIDADE

Em Fortaleza, a Funceme contabilizou apenas 7,4 milímetros no posto de Messejana. O maior volume da Região Metropolitana foi registrado em Aquiraz, com 15 milímetros.

Segundo o órgão, as chuvas ocorrem porque há nuvens de precipitações no Norte do Ceará. Essa nebulosidade está associada à formação de áreas de instabilidade que se formam sobre o oceano e se deslocam em direção ao continente. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema indutor de chuva. A ZCIT são nuvens que circulam a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.

Previsão para terça e quarta-feira

A previsão da Funceme para segunda-feira é de predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva nos litorais Norte e Pecém, na Ibiapaba e no sul. Nas demais regiões, chuva isolada.

Para terça-feira (11), predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba e no sul. Há possibilidade de chuva nos litorais Pecém e Fortaleza e no Maciço de Baturité. E para quarta-feira (12), nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba e no sul. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

Almofala, em Itarema, Litoral Norte amanheceu com nuvens de chuva.  — Foto: João Ribeiro/Arquivo PessoalAlmofala, em Itarema, Litoral Norte amanheceu com nuvens de chuva.  — Foto: João Ribeiro/Arquivo Pessoal

Almofala, em Itarema, Litoral Norte amanheceu com nuvens de chuva. — Foto: João Ribeiro/Arquivo Pessoal

Situação dos principais açudes

Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 2,47% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 4,83% do volume máximo.

Comente com Facebook