Vídeo mostra primeiros momentos do desabamento em Fortaleza
Um novo vídeo divulgado nesta quarta-feira (16) mostra o momento em que o Edifício Andrea desabou, nesta terça em Fortaleza. Nas imagens, que podem ser vistas acima, é possível identificar cinco pessoas correndo no instante em que o prédio ruiu.
Segundo os bombeiros informaram na manhã desta quarta, o desabamento, em área nobre da capital cearense, deixou ao menos dois mortos. Nove pessoas seguem desaparecidas e nove foram resgatadas com vida.
O vídeo registra o momento em que um homem, do lado de fora do prédio, percebeu o desabamento e conseguiu fugir correndo. Logo depois, uma enorme nuvem de poeira cobriu todo o ambiente.
Até a última atualização desta reportagem, não havia informação sobre se as pessoas que aparecem nas imagens dentro condomínio estão entre os feridos ou desaparecidos.
O homem que aparece do lado de fora correndo do desabamento é o vigilante Vando Pereira, que trabalha em uma loja vizinha ao edifício.
“Eu estava sentado trabalhando na frente do prédio. Ouvi um estalo grande, quando eu olhei e vi a poeira. De repente, saí correndo, e, graças a Deus, consegui sobreviver”, disse o vigilante.
O vigilante disse que, após o desmoronamento, os destroços do prédio ficaram espalhados por toda a rua. Houve correria também de pessoas que estavam no entorno das vias próximas ao edifício.
“Conseguimos sair correndo. Eu estava sentado. É muito tranquilo aqui. Minha rotina é sempre muito tranquila, pois tem mais é idoso no prédio. Eu vi só os estragos, caindo tudo, pois estava mesmo debaixo. Foi muito rápido, rápido demais. Não sei nem como estou aqui”, lembrou Vando.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/p/D/1CemPcQWCFgSbtQ4GZKA/video-print.jpg)
Imagem impressionante mostra o momento em que o Edifício Andrea desmorona em Fortaleza. — Foto: Reprodução/SVM
O que se sabe até agora
- Edifício Andrea desabou às 10h28
- A primeira morte foi confirmada às 23h55 de terça, e a segunda, na manhã desta quarta
- Ao menos nove pessoas foram resgatadas com vida
- Até o início da manhã desta quarta, nove pessoas seguiam desaparecidas
- Ruas no entorno do edifício foram bloqueadas
- O prédio ficava no cruzamento na Rua Tibúrcio Cavalcante com Rua Tomás Acioli
- O edifício ficava a cerca de 3 quilômetros da Praia de Iracema, região turística da capital cearense
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/Z/1/QepYzjRJiVM9FzNaqbcw/ap19288671650403-jose-leomar-ap.jpg)
Bombeiros trabalham na busca por sobreviventes nos escombros do prédio que desabou em Fortaleza — Foto: José Leomar/Diário do Nordeste
O governo do Ceará e a prefeitura de Fortaleza informaram, por meio de nota, que o resgate às vítimas do desabamento se mantém ininterrupto desde o início dos trabalhos.
Segundo a prefeitura, o prédio foi construído de maneira irregular, e, até 1995 havia uma casa no lugar do prédio, na Rua Tibúrcio Cavalcante. O primeiro imóvel teria sido erguido na década de 1970. A administração municipal informou, ainda, que não há registros oficiais do prédio.
Nordeste Notícia
Fonte: G1













