Apesar da nossa região não ter as quatro estações do ano bem definidas, Primavera, Verão Outono e Inverno, a primavera que teve início na última segunda-feira, 23/09 e vai até 22/12 trouxe nessa terça-feira, 24/09 precipitações em vários municípios da nossa região, entre eles Ipueiras, Croatá, Nova Russas, Ipu, Guaraciaba do Norte, entre outros.

As chuvas nesse período, denominadas de “Chuvas Frontais”, que ocorrem quando duas massas de ar, quente e fria, se chocam. A água se condensa e cai sob a forma líquida. Além disso, são chuvas consideradas rápidas e calmas.

PUBLICIDADE

Nessa estação, essas precipitações contribuem para a manutenção e o surgimento de flores nas plantas, entre elas o cajueiro, por isso, muitas pessoas chamam essas precipitações de “chuva do caju”.

Vale ressaltar que essa variação de temperatura, conhecida como tempo e não clima, como muitas pessoas falam erradamente, também contribui para a ocorrência dessas chuvas frontais, como a que aconteceu na manhã desta terça, em vários municípios cearenses.

A população desses municípios foi surpreendida pela maravilhosa chuva nesta manhã de terça, as pessoas relataram acordar pelo barulho da chuva no telhado, o que pra muitos é como “música” para os ouvidos.

Além de tudo isso, essas chuvas ajudam na umidade relativa do ar, relação entre a quantidade de água existente no ar. Tornando melhor assim, a respiração e causando uma sensação de temperaturas amenas.

Nordeste Notícia com conteúdo do Prof. Carlos Pereira

Comente com Facebook