Aconteceu nesse sábado, 08/06 o 4° Festival Artístico Literário da Escola de Ensino Médio Gerardo Majella Mello Mourão do distrito de Matriz de São Gonçalo, região serrana de Ipureiras. O evento homenageou três grandes pessoas da literatura, poesia e música brasileira; Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré e o rei do baião Luiz Gonzaga.
O evento teve início às 17h30min desse sábado e os estudante orientados pelos educadores da referida escola realizaram várias apresentações artísticas sobre os três  homenageados.   Uma forma prática de adquirir mais conhecimentos e despertar o interesse pela literatura, poesia, teatro e a música, um verdadeiro protagonismo juvenil na escola. Vale ressaltar que os homenageados foram pessoas muito importantes na literatura, poesia e música brasileira e que jamais serão esquecidos.
Rachel de Queiroz (1910-2003) foi uma escritora brasileira e a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, além  da primeira mulher a receber o Prêmio Camões. Foi também jornalista, tradutora e teatróloga.
Resultado de imagem para rachel de queiroz biografia
Patativa do Assaré Antônio Gonçalves da Silva, seu nome verdadeiro, nasceu em 5 de março de 1909, morreu em 8 julho de 2002, foi um poeta popular, compositor, cantor. Uma das principais figuras da música nordestina do século XX.
Resultado de imagem para patativa do assaré  biografia
Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de “Rei do Baião”. Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o xote e o xaxado, para todo o país.
Resultado de imagem para luiz gonzaga biografia
Todos esses aspectos foram trabalhados  pelos estudantes em suas apresentações. Além disso, os discentes organizaram salas temáticas sobre cada personagem, ilustrando e levando aos visitantes conhecimentos sobre cada um. O evento foi aberto ao público, onde contou com inúmeras pessoas que foram até à escola prestigiar a o festival. Veja os registros desse momento maravilhoso proporcionado pela escola. Parabéns a todos!
Nordeste Notícia com conteúdo do Blog Prof. Carlos Pereira 29

Comente com Facebook