Um cartão de crédito com juros menores que os praticados pelo mercado e sem cobrança de anuidade garante poder de compra aos beneficiários do INSS. Um dos principais atrativos do cartão de crédito consignado da Caixa Econômica Federal é a taxa de juros de 2,85%. Um cartão tradicional cobra, em média, 20% de juros ao mês sobre o valor da compra.
O gerente regional pessoa física da Caixa, Guilherme Neto, avalia que é uma forma de incentivar o consumo entre o público de beneficiários do INSS. “Havia uma demanda de mercado por esse produto”, indica ele, em entrevista à Rede Jangadeiro FM.
A fatura do cartão é paga assim: uma parte, cerca de 5% da renda mensal do beneficiário, é descontada em folha. Já o restante pode ser pago em boleto.
O doutor em Economia Marcos Falcão orienta, no entanto, que o consumidor deve ter cautela para utilizar o crédito, e não correr o risco de se endividar. “Como todo crédito, é preciso ter consciência ao usá-lo”.
O cartão já está disponível para contratação nas agências da Caixa. Podem solicitar beneficiários do INSS de até 65 anos. Não é necessário possuir uma conta no banco. A Caixa estima que, até o fim do ano, servidores públicos também possam ter acesso ao cartão de crédito consignado.
Nordeste Notícia
Fonte: Tribuna do Ceará