No atual cenário, observam-se nuvens sobre o Ceará, principalmente no noroeste do estado. — Foto: Instituto Brasileiro de Meteorologia

A Região Norte voltou a receber chuvas entre as 7h de quinta-feira (11) e as 7h desta sexta-feira (12), conforme monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O Ceará registrou chuvas em pelo menos 103 municípios, segundo dados parciais publicados às 11h30.

A cidade de Cariré teve a maior chuva, com 79 milímetros. Em seguida, São Gonçalo do Amarante teve 76 mm e Granja teve 72,8 mm. Em Pacatuba, foram 66,3 mm.

Outra região de destaque é Região da Ibiapaba. Em Viçosa do Ceará foram computados 65,6 mm. Em seguida, está a cidade de Ubajara, onde foram registrados 58,4 mm.

Completam a lista das maiores chuvas do estado no período: Paraipaba (54,6 mm), Iguatu (53 mm) e Groaíras (50 mm).

De acordo com a Funceme, há nuvens em todas as regiões do Ceará, principalmente no noroeste do estado, devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está posicionada junto ao norte do Nordeste, favorecendo a ocorrência de precipitações.

Maiores chuvas do dia no Ceará
Açudes em situação crítica

Os açudes de pequeno e médio porte receberam um grande volume de água desde o início do ano. Atualmente, 80 dos reservatórios do estado têm 33% de sua capacidade ou menos.

O Castanhão está com volume de 4,92%. Apesar do aporte, o maior açude do estado segue em situação crítica. O Orós, segundo maior reservatório do estado, tem atualmente 7,58% da capacidade.

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!