José Cândido morreu em Brasília, na quinta-feira — Foto: Reprodução/Academia de Letras de Ilhéus

Morreu na quinta-feira, em Brasília, aos 94 anos, o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-deputado estadual da Bahia José Cândido de Carvalho Filho. Nascido em Boa Viagem (CE), em 13 de abril de 1924, o ex-ministro viveu durante grande parte de sua vida na Bahia, onde traçou importantes passos de sua carreira.

O velório será nesta sexta-feira (26), das 10h às 14h, no Crematório Jardim Metropolitano, em Valparaíso de Goiás (GO).

José Cândido se formou na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, em 1950, onde já era graduado em Licenciatura em História. Em 1965, obteve o título de doutor em direito penal.

Antes de entrar na carreira jurídica, ele foi deputado da Assembleia Legislativa da Bahia por duas legislaturas seguidas, entre 1959 e 1966.

Logo em seguida, em 1967, tornou-se juiz federal na Bahia. Em 1969, assumiu como ministro suplente do Tribunal federal de Recursos (TFR) e, no mesmo ano, tomou posse no cargo de juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

A atuação de José Cândido se deu com muita intensidade no sul da Bahia, especialmente na cidade de Ilhéus. Atualmente ele dá nome a uma rua e ao fórum da cidade, além de ser membro da Academia de Letras de Ilhéus.

A partir de 1980, atuou como ministro efetivo do TFR, onde exerceu a presidência da Segunda Seção. Foi corregedor-geral da Justiça Federal no biênio 1987/1989. Também presidiu a comissão responsável pelas obras dos cinco Tribunais Regionais Federais criados pela Constituição de 1988.

Após a posse no STJ, no qual presidiu a Sexta Turma e a Terceira Seção, foi ministro substituto e efetivo do Tribunal Superior Eleitoral e corregedor-geral da Justiça Eleitoral. O ministro José Cândido atuou no STJ desde sua instalação, em 1989, até 25 de abril de 1994, ano em que se aposentou, aos 70 anos.

Casou-se com Maria da Conceição de Carvalho, com quem teve três filhos: Cesar, Célia Márcia e José Cândido de Carvalho Júnior.

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!