chuva da manhã desta quinta-feira (21), além da intensidade, veio acompanhada por incidência de raios. Um leitor do Tribuna do Ceará conseguiu registrar o exato momento em que uma descarga elétrica atinge um prédio em Fortaleza. Outras incidências de raios também foram registradas na capital.

É preciso ter cuidados nesses casos. O gerente de manutenção da Enel Distribuidora do Ceará, Francisco Queiroz, orienta as pessoas a se afastarem de equipamentos eletrônicos para evitar que sejam atingidos pelas descargas elétricas.

Ficar com o celular conectado a uma tomada ou secar o cabelo durante temporais pode ser um risco devido a incidência de raios. Segundo o gerente de manutenção, quando uma descarga elétrica atinge um prédio ou uma residência, pode se propagar por meio da rede de eletricidade do local e atingir as pessoas por meio de equipamentos eletrônicos.

“É muito importante evitar todo equipamento conectado a rede de energia elétrica durante a tempestade. Há registros de acidente e pode levar até a morte”, explica.

Entretanto, os cuidados não devem se restringir apenas no trabalho ou dentro de casa. As pessoas também devem ficar atentas ao andar nas ruas durante as chuvas e temporais. Queiroz acrescenta que é preciso evitar áreas descampadas, como praias, piscinas e lagos.

“Ao andar pela rua, é importante evitar em tocar em postes públicos e em estruturas metálicas”, ressalta. Nesses casos, o gerente orienta procurar abrigos para ficar até a chuva terminar.

Segundo o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) David Ferran, o temporal da manhã desta quinta deve-se ao Vórtice Ciclônico de Ar Superior, sistema que contribui para a formação de nuvens do tipo Cumulonimbus, que são responsáveis pelas descargas elétricas e rajadas de vento.

Nordeste Notícia
Fonte: Tribuna do Ceará
Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!