O vereador Marcelo Mourão PSB, Eleito pela oposição nas eleições passadas, o mesmo aderiu ao grupo do Prefeito Nenem do Cazuza, segundo informações repassadas na entrevista de Marcelo Mourão no Jornal de Vox ele vai assumir a Secretária da Saúde a partir de 2019 e quem assume seu lugar como vereador é o 1° Suplente Renato Noé.

Suplência no Partido

É importante considerar que a suplência acontece dentro do partido político. Vamos supor: se um Partido X (PX), tinha 5 candidatos a vereador em uma determinada eleição e um deles se elegeu, os outros quatros são os suplentes.
Caso o vereador eleito seja convidado a assumir uma secretaria, por exemplo, ou tenha a sua candidatura impugnada por alguma razão, quem irá ocupar o seu lugar será o segundo candidato mais votado e assim sucessivamente.
Quando um candidato muda de partido, a vaga de suplência dele passará a pertencer ao próximo. Por exemplo: se o terceiro candidato mais votado resolve mudar de filiação, o quarto passará a ser o terceiro com chances de assumir.

Empate nos Votos

E quando há empate no número de votos entre suplentes e um deles precisa assumir? Nesse caso, quem tem privilégio é o indivíduo de idade mais avançada.
Para quem quiser saber mais sobre esses mecanismos, recomendamos a leitura do artigo 112 da Lei Federal 4.735/65 (Código Eleitoral). Entender como funciona todo o processo eleitoral é de extrema importância para quem faz questão de exercer o seu papel de cidadão em busca de uma sociedade melhor e mais participativa.
Nordeste Notícia com informações de Ipueiras Online e  Jornal da Vox FM
Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!