Mike Pence durante discurso na OEA em maio (Foto: Reuters/Kevin Lamarque)
Mike Pence durante discurso na OEA em maio

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, será recebido nesta terça-feira (26) pelo presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. De acordo com o governo, um dos temas da reunião será a situação das crianças brasileiras separadas dos pais ao tentarem entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

Na quarta-feira (20), o governo dos EUA divulgou que havia 49 crianças brasileiras em abrigos nos Estados Unidos. A separação de crianças e pais flagrados nas fronteiras norte-americanas faz parte da política de “tolerância zero” do governo de Donald Trump contra a imigração ilegal.

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta segunda (25) que tem a expectativa de que nos próximos dias 3 dessas crianças sejam liberadas para ficar com parentes.

O Itamaraty enviou uma carta para o embaixador norte-americano em Brasília na qual manifestou “angústia” e “reações de inconformidade” parte do governo e da sociedade civil brasileira com a situação dessas famílias.

Agenda

Pence chegou a Brasília por volta das 7h40. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, Pence e Temer têm uma audiência marcada para 12h. Em seguida, vão para um almoço no Palácio do Itamaraty, sede do ministério. Eles devem fazer uma declaração à imprensa após o evento.

Conforme o Itamaraty, outros assuntos que Temer e Pence discutirão, além das crianças separadas dos pais, são:

  • cooperação espacial
  • sobretaxa dos EUA ao aço e alumínio;
  • imigração venezuelana.

Em briefing a jornalistas realizado na segunda (25), o embaixador Fernando Simas Magalhães, subsecretário-geral de Assuntos Políticos Multilaterais, Europa e América do Norte, afirmou que a visita de Pence tem “importância alta” para o governo brasileiro.

O diplomata lembrou que é a primeira passagem do vice-presidente americano pelo Brasil desde a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, em janeiro de 2017.

“Esse é o contato de mais alto nível bilateral até o momento com o governo do Donald Trump”, disse Magalhães, que lembrou a presença de Temer em um jantar com Trump em setembro do ano passado, nos Estados Unidos.

A visita de Pence ao Brasil estava prevista para maio, porém foi adiada. À época, sua porta-voz informou que o vice-presidente pretendia se concentrar no encontro entre Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un.

Além da capital federal, ele vai a Manaus na quarta-feira (27).

Agenda de Pence em Brasília, segundo o MRE:

  • 7h40: previsão de chegada a Brasília
  • 12h: audiência com Temer no Palácio do Planalto
  • 13h: almoço no Palácio Itamaraty
  • 14h15: declaração à imprensa no Itamaraty

Cooperação espacial e base de Alcântara

O encontro entre Temer e Pence pode resultar em avanços na cooperação espacial entre Brasil e Estados Unidos para viabilizar, no futuro, o uso do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, para o lançamento de satélites.

Conforme o embaixador Fernando Simas Magalhães, os dois países discutem um “acordo de salvaguarda tecnológicas” que poderá permitir o uso da base de Alcântara, inclusive com viés comercial.

“O acordo de salvaguardas tecnológicas em si é um requisito para o eventual uso futuro da base de Alcântara se for o caso, se houver interesse, sobretudo das empresas”, disse.

O diplomata explicou que Alcântara desperta interesse em razão da localização, na linha do Equador, que permite lançar satélites com economia de carga.

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!