A Prefeitura de Ipueiras, por meio da Secretaria de Saúde através do Ministério da Saúde iniciou o Programa Antitabagismo que auxiliará pessoas que desejam parar de fumar, mas que sozinhas não conseguem. O programa tem como objetivo ajudar os fumantes a eliminar o vício por meio de um tratamento que inclui uma equipe de saúde multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos. Atualmente 03 unidades de saúde desenvolvem o programa; Vamos Ver, Centro e Livramento. A ideia é expandir o atendimento para mais unidades de saúde alcançando mais pessoas e formando novos grupos. 

Os primeiros participantes foram recepcionados, nessa semana pela equipe que irá acompanhá-los durante todo o tempo de duração do tratamento, que segue as determinações do Ministério da Saúde e tem a duração de cerca de três meses.
No panteão das drogas, o cigarro está próximo da heroína e do crack, com um potencial de dependência de mais de 50% – metade das pessoas que experimentam fumar fica dependente. Isso porque a nicotina tem um efeito rápido: depois de aceso, leva poucos segundos para chegar ao cérebro e alterar o Sistema Nervoso Central; e passa rápido – em menos de duas horas passa o efeito estimulante.

Hoje qualquer cidadão que queira parar de fumar pode se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a um Centro de Atenção Psicossocial – (CAPS), que será acolhido e integrado posteriormente a formação de novos grupos de tratamento para cessação de tabagismo.

Nordeste Notícia

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!