Com o tema “Basta de close errado, por cidadania plena LGBT! Nenhum passo atrás!”, a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) promove a 17ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará. A manisfestação iniciada na tarde deste domingo (13), na Avenida Beira Mar, prossegue até às 22 horas, com encerramento próximo ao Aterro da Praia de Iracema. A iniciativa já faz parte do calendário oficial de Fortaleza desde o ano de 2002, e do Ceará desde 2005.
O evento tem como objetivo ressaltar a necessidade de políticas públicas efetivas e concretas no âmbito local, pela Prefeitura e pelo Governo do Estado, que enfrentam contextos de vulnerabilidades da população LGBT (violência, exclusão na educação, no trabalho, pelo preconceito e discriminação); pela defesa do Estado laico, onde as políticas públicas não sejam influenciadas a partir de visões religiosas; e da igualdade de direitos para a população LGBT.
A Parada pela Diversidade fez referência às lutas históricas e atuais dos movimentos sociais LGBT, por igualdade, reconhecimento e políticas públicas, homenageando também as lutas do movimento como o surgimento do primeiro grupo gay, o SOMOS, de São Paulo. Também foram destacados os levantes de gays, travestis e lésbicas em Stonewall, em 1969, por orgulho e respeito, bem como as lutas históricas do GRAB (Grupo de Resistência Asa Branca desde os processos pós-Constituinte de 1988.
A abertura do evento teve a presença da Ala da Juventude LGBT, com a bandeira gigante do Arco-ìris, bem como a participação de trios elétricos, djs e demais artistas do cenário local. O ponto alto foi o minuto de silêncio e de protesto contra os crimes de ódio que estão vitimando a comunidade LGBT. O encerramento da programação está previsto para as 22 horas (próximo do Aterro da Praia de Iracema).
Nordeste Notícia
Fonte: Diário do Nordeste