IMG_0834A igreja católica realizou neste domingo (13) o fechamento simbólico da Porta Santa da Misericórdia, aberta pelo Papa Francisco em 13 de dezembro de 2015. O momento religioso foi realizado em Ipueiras, na localidade de Matriz de São Gonçalo, no Santuário da Área Norte de Crateús Igreja de São Gonçalo.

No próximo domingo (20), com a solenidade de Cristo Rei, o Papa Francisco encerrará o ano jubilar da Misericórdia na Igreja, fechando assim a porta da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Nordeste Notícia (1)

Por determinação do Papa Francisco, pela primeira vez na história da Igreja, não será preciso ir a Roma para receber as indulgências referentes à passagem pela Porta Santa. Ou seja, os fiéis poderão receber as graças jubilares em qualquer diocese, Catedral e/ou Santuário do mundo, motivo pelo qual as igrejas lotaram neste domingo. A expressão “Porta Santa” se refere exatamente às quatro Portas Santas das Basílicas papais: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros, que ficam sempre fechadas e são abertas somente por ocasião de um Ano Santo.

IMG_0825A cerimônia da Porta Santa da Misericórdia no Santuário da Área Norte de Crateús Igreja de São Gonçalo foi presidida pelo Padre Herbert, Padre Neto e contava com a presença de outros párocos, ocorreu no início desta noite deste domingo (13) com Jovens da Pastoral da Juventude e outros grupos todos com muita alegria e disposição a fazerema a ‘Romaria da Juventude’ em direção ao Santuário de São Gonçalo. Entretanto, vale destacar que para alcançar as indulgências, antes de passar pela Porta Santa, a Igreja Católica orienta que é preciso receber o Sacramento da Penitência (confissão), participar da Missa, comungar, fazer a profissão de fé e refletir sobre a misericórdia.

Conforme a Igreja Católica, até hoje, 26 Anos Santos Ordinários foram proclamados, sendo que o último ocorreu no ano de 2000. Já os extraordinários – dois, ao todo – aconteceram no último século: em 1933, proclamado pelo Papa Pio XI, por ocasião do 19º Centenário da Redenção, e em 1983, pelo papa João Paulo II, pelos 1950 anos da Redenção.

Nordeste Notícia com informações Diário do Nordeste

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!