Do total de operações previstas, 247 são da Gol, 159 da Latam e 68 da Azul ( FOTO: BRUNO GOMES )
Do total de operações previstas, 247 são da Gol, 159 da Latam e 68 da Azul ( FOTO: BRUNO GOMES )

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, deverá receber 474 voos nacionais extras durante este mês de julho, entre chegadas e partidas. Do total de operações previstas, 247 são da Gol, 159 da Latam e 68 da Azul. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), estão sendo ofertados cerca de 567 mil assentos a mais.

Tradicionalmente, por conta das férias escolares, o mês de julho é o segundo mais movimentado do ano, atrás apenas de janeiro. Em julho de 2015, por exemplo, 616.129 passageiros desembarcaram no aeroporto de Fortaleza. Os voos extras são solicitados pelas companhias aéreas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Quanto aos voos internacionais, não há previsão de aumento. A Infraero informa que, desde o último dia 1º, a Condor retomou suas operações no Pinto Martins, com um voo semanal às sextas-feiras, ligando Fortaleza a Frankfurt, na Alemanha. A partir de 6 de agosto próximo, a Azul iniciará suas operações entre a Capital e Caiena, capital da Guiana Francesa, também com um voo semanal aos sábados.

Redução

No mês passado, Fortaleza perdeu dois voos semanais para o exterior, um com destino a Miami (nos Estados Unidos) e outro para Praia (em Cabo Verde). A TAM contava com duas operações semanais para Miami, às terças e quartas-feiras, mas passou a ter apenas uma frequência. Agora, a aeronave sai da Capital às segundas-feiras.

A Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) também disponibilizava dois voos por semana para Praia, um às segundas e outro às sextas-feiras. Desde o dia 17 de junho, houve a redução para apenas uma frequência semanal, às segundas-feiras.

No primeiro trimestre deste ano, as companhias áreas cancelaram 1.428 voos no Aeroporto Pinto Martins. De acordo com a Infraero, foram 10.898 operações regulares realizadas em Fortaleza, ante 12.326 voos ofertados em igual período de 2015, um recuo de 11%. Essa retração sofreu a influência da insegurança político-econômica vivenciada no Brasil, da alta do dólar, da queda do Produto Interno Bruto (PIB) e da redução do poder aquisitivo dos brasileiros.

Diferentemente das operações domésticas, o Aeroporto de Fortaleza apresentou alta de 9% no total de voos internacionais regulares realizados nos três primeiros meses de 2016, frente a igual período do ano passado. O número passou de 322 voos para 351 no período.

Concessão

O edital para a concessão do Aeroporto de Fortaleza e de outros terminais brasileiros à iniciativa privada deverá ser lançado no próximo dia 15, segundo informou o governador do Ceará, Camilo Santana, durante a 161ª reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), realizada na última sexta-feira (8) em Fortaleza.

A expectativa vem de um cronograma apresentado pela própria Anac ao governo, mas a agência não confirmou a informação à reportagem, dizendo, em nota, não ter data para o lançamento, “visto que as contribuições recebidas em audiência pública estão em análise”. A previsão é que, a partir do lançamento, o leilão ocorra de 45 a 70 dias.

Conforme Camilo afirmou na ocasião, os governadores dos estados cujas capitais terão os aeroportos concedidos (Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis) estão pressionando o governo federal para que não haja mais atraso no processo. Ele informou que vem conversando com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e com o secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República, Moreira Franco, principal articulador do governo Temer na área.

dsa

Nordeste Notícia
Fonte: Diário do Nordeste
Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!