O cenário da Avenida Beira-Mar ficou totalmente diferente na manhã deste sábado (3), após os dois dias de ressaca do mar em Fortaleza.
Areia, pedras e muito lixo podiam ser vistos no Aterrinho, no Espigão da João Cordeiro e por mais metros da orla. Confira live feita pelo Tribuna do Ceará.
De acordo com a Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), desde o início da ressaca da maré, foram registradas ondas que ultrapassaram 3,5 metros de altura. As marés terminaram nesta sexta-feira (2), conforme previsão da CPCE. Foi a maior ressaca do ano.
Na quinta-feira (1º), apesar de a maré ter sido um pouco mais baixa, houve alagamento na Praia dos Diários e na Praia do Icaraí, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza durante o fenômeno. As ondas chegaram a 3 metros às 16h46.
Os serviços são realizados por uma equipe de aproximadamente 80 pessoas e com o apoio de maquinário, como retroescavadeira e pá mecânica.A limpeza está sendo feita por funcionários da Prefeitura de Fortaleza que irão fazer a devolução da areia e das pedras ao seu local de origem e desobstrução das galerias de águas pluviais, também prejudicadas com o avanço da maré.
Igreja de Santa Edwiges
Na sexta-feira (2), um vídeo mostra um carro sendo arrastado pelo mar. Neste sábado (3), o local já estava bem diferente, limpo, apesar do momento assustador.
Uma das funcionários da igreja de Santa Edwiges, Maria Silva, afirmou que chegou cedo para limpar o lugar. “Já está melhor agora. Tinha muito areia, pedras e já retiramos”, disse. O carro que estava no estacionamento da igreja e foi arrastado pelo mar pertencia a uma pessoa que prestava serviço no local.
Apesar de todo o esforço dos funcionários, a programação sofreu alteração: a Caravana Missionária das Santas Chagas que aconteceria na Igreja de Santa Edwiges foi transferida para a Catedral Metropolitana de Fortaleza em razão das altas ondas na Beira Mar. A programação começará às 17h e finalizará às 20h com a celebração da Santa Missa. Porém, a missa das 13h foi mantida.
Confira os vídeos:
Fonte: Tribuna do Ceará