/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/S/3/UU68gbRaaCbAcD3xfUtw/guaraciaba-do-norte.jpg)
O prefeito de Guaraciaba do Norte, Cefas Melo (SPD), decretou nesta quarta-feira (4) um corte de 30% no salário do prefeito, do vice-prefeito, de secretários, de funcionários temporários e de cargos comissionados. A medida foi justificada pela necessidade de promover redução de gastos em meio à diminuição de verbas do município.
De acordo com o decreto da prefeitura, a redução salarial é válida por 4 meses, até o dia 3 de junho, e atinge os funcionários comissionados, temporários e cargos de confiança (secretários, diretores, coordenadores) que recebem a partir de R$ 2.350. O decreto, porém, destaca que as medidas podem ser estendidas por mais tempo caso seja necessário.
No caso dos servidores públicos efetivos de Guaraciaba do Norte, haverá redução de 30% na gratificação daqueles que recebem a partir de R$ 1 mil de gratificação. Além disso, a prefeitura suspendeu novas contratações de pessoal temporário, patrocínio a novos eventos e programas ou aquisição de camisetas e brindes.
Nas redes sociais, o prefeito Cefas Melo anunciou uma medida como “uma decisão difícil, mas necessária” diante de um cenário de “restrição de recursos e instabilidade” nas contas de municípios brasileiros.
“O Brasil inteiro está vivendo um período difícil para os municípios. A redução de repasses, os atrasos nesses repasses para os municípios e a instabilidade de recursos têm reforçado muitas cidades a tomar decisões duras. Em vários lugares, isso tem virado demissão em massa, gente sendo colocada para fora e insegurança para muitas famílias. Aqui em Guaraciaba do Norte, a gestão tomou uma decisão muito clara, não haverá demissões, ponto. Enquanto muitos municípios estão colocando servidores para fora, nós nos reunimos, avaliamos os números e buscamos uma saída para que isso não aconteça aqui”, afirmou o gestor.













