O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para 20 municípios. Esse alerta significa “potencial perigo”, pois há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios. A tendência para o fim de semana, porém, é que volume de chuvas registrado nos últimos dias diminua.
A maioria das cidades sob alerta são do região do sertão de Cratéus. O alerta é válido desta sexta-feira (30) até as 10 horas da manhã do sábado (31). De acordo com o Inmet, as precipitações podem chegar a 50 milímetros por dia, com ventos intensos que variam entre 40 e 60 quilômetros por hora.
Veja a lista de municípios sob alerta:
- Crateús
- Croatá
- Hidrolândia
- Ibiapina
- Independência
- Ipaporanga
- Ipu
- Ipueiras
- Guaraciaba do Norte
- Nova Russas
- Novo Oriente
- Pires Ferreira
- Poranga
- Parambu
- Quiterianópolis
- Reriutaba
- São Benedito
- Tamboril
- Tauá
- Varjota
Conforme o Inmet, o risco de queda de energia ou rajada de ventos é baixo. O instituto, no entanto, recomenda orienta as seguintes medidas em caso de rajadas de vento: não se abrigar abaixo de árvores (risco de queda e descargas elétricas), e não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.
Mudança de clima
Desde a última terça-feira (27), o Ceará vem registrando chuvas significativas em diversas regiões. De terça para quarta, Itapipoca, no litoral norte, registrou a quinta maior chuva da história do estado. Na quarta (28), Canindé, no sertão central, registrou a maior chuva desde 2009.
Para os próximos dias, porém, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê uma mudança gradual no clima do Ceará, com redução da nebulosidade e das chuvas até domingo, 1º de fevereiro.
,A tendência, de acordo com o órgão, é de menos precipitações em comparação aos dias anteriores, além de elevação das temperaturas máximas em áreas do interior do estado. As chuvas desta sexta-feira (30), portanto, devem ser as maiores do fim de semana.













