
María Corina Machado, da Venezuela, é a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, segundo anúncio feito nesta sexta-feira (10/10).
Em uma publicação no X, o comitê afirma ter concedido a Maria Corina Machado o Prêmio Nobel da Paz “por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
O Prêmio Nobel da Paz de 2025 vai para uma “mulher que mantém acesa a chama da democracia, em meio a uma escuridão crescente”.
Maria Corina Machado está recebendo o Prêmio Nobel da Paz por ser um dos “exemplos extraordinários” de coragem na América Latina nos últimos tempos.
Machado tem sido uma figura unificadora fundamental, acrescenta o presidente do comitê.
“É precisamente isso que está no cerne da democracia: a nossa vontade comum de defender os princípios do governo popular, mesmo quando discordamos. Numa época em que a democracia está ameaçada, é mais importante do que nunca defender este terreno comum.”
Quem é Maria Corina Machado?
María Corina Machado iniciou sua carreira política há 22 anos, à frente da organização não governamental Súmate, que defende transparência eleitoral e participação cidadã.
Seu papel foi crucial para a obtenção de mais de quatro milhões de assinaturas que abriram caminho para um referendo revogatório em 2004 contra o Presidente Hugo Chávez.
María Corina é considerada uma das principais opositoras do regime de Nicolás Maduro, sucessor de Chávez.