O Ceará vem enfrentando uma onda de violência que se intensificou no último ano, fazendo com que o estado tivesse a maior taxa do país de homicídios dolosos por 100 mil habitantes em 2024 e registrasse mais de mil assassinatos nos primeiros cinco meses de 2025.
Em entrevista à TV Verdes Mares nesta quarta-feira (9), o governador Elmano de Freitas afirmou que 90% desses crimes são causados por disputas entre sete facções criminosas que atuam no Ceará.
“O estado do Ceará tem uma peculiaridade, aqui nós temos algo em torno de sete organizações criminosas. Em alguns estados do Brasil, uma organização criminosa dominou tudo, então ela não disputa território com outra, porque ela já dominou tudo, no Ceará não é assim. […] Então 90% desses homicídios, infelizmente, é um jovem cearense que foi aliciado por uma organização criminosa, que vai a um território matar outro jovem que foi aliciado por outra organização criminosa”, disse Elmano de Freitas.
Assista no vídeo acima ao trecho em que o governador fala sobre segurança no estado.
“Uma qualidade que do Ceará é ter um porto muito bom, o mais próximo da Europa e dos Estados Unidos, e um aeroporto que tem voos internacionais. Isso é bom para a economia, é bom para o cidadão, é bom para os negócios, mas, ao mesmo tempo, o tráfico de drogas olha para isso como uma oportunidade de por aqui ele fazer o tráfico. Então a droga que vem do Peru, da Colômbia, eles passam pelo Brasil e querem que a porta de saída seja pelo Ceará”, afirmou o governador.