Legenda: A decretação de estado de emergência é um dos critérios para o município ser incluído na operação Carro-Pipa, coordenada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, com participação do Exército Brasileiro Foto: Divulgação/MIDR

Situações de seca, estiagem, chuvas intensas, enxurrada e vendaval fizeram cidades cearenses solicitar apoio do Governo Federal em 2025. Atualmente, 36 municípios contam com reconhecimento de situação de emergência no Estado, segundo informações do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, disponíveis na plataforma Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com a publicação das portarias nº 1.891 e nº 1.905 no Diário Oficial da União, na última quarta-feira (25), três cidades entraram nessa lista: Canindé e Alto Santo por estiagem e Ibicuitinga, por seca. Essas duas situações também atingem outros 28 municípios, como Arneiroz, Boa Viagem, Jaguaribara, Piquet Carneiro e Tauá.

O reconhecimento federal da situação de emergência ou estado de calamidade pública decretada pelo gestor local, em decorrência de desastre, possibilita o acesso a recursos complementares para a execução de ações de resposta e reconstrução. No caso da seca ou estiagem, esse procedimento é necessário para a inclusão na Operação Carro-Pipa.

As outras nove cidades do Ceará em situação de emergência solicitaram apoio federal por desastres meteorológicos — chuvas intensas (7) e vendaval (1) — ou hidrológicos — enxurradas (1).

Algumas delas estão com dois reconhecimentos simultaneamente, levando a um total de 40 vigentes. É o caso de Acopiara, Irauçuba, Itapajé — por estiagem e chuvas intensas — e Mombaça — estiagem e enxurradas.

SECA

  1. Arneiroz
  2. Ibicuitinga
  3. Piquet Carneiro
  4. Quiterianópolis

ESTIAGEM

  1. Acopiara
  2. Alto Santo
  3. Boa Viagem
  4. Campos Sales
  5. Canindé
  6. Caridade
  7. Catunda
  8. Choró
  9. Deputado Irapuan Pinheiro
  10. Independência
  11. Iracema
  12. Irauçuba
  13. Itapajé
  14. Itatira
  15. Jaguaretama
  16. Jaguaribara
  17. Milhã
  18. Mombaça
  19. Parambu
  20. Paramoti
  21. Pedra Branca
  22. Pereiro
  23. Potiretama
  24. Quixadá
  25. Quixeramobim
  26. Salitre
  27. Tauá

CHUVAS INTENSAS

  1. Acopiara
  2. Capistrano
  3. Caucaia
  4. Irauçuba
  5. Itapajé
  6. Penaforte
  7. Várzea Alegre

ENXURRADAS

  1. Mombaça

VENDAVAL

  1. Russas

SÉRIE HISTÓRICA

O major André Sousa, comandante adjunto da Defesa Civil do Ceará (Cedec), explica que o reconhecimento de emergência por seca ou estiagem é recorrente em algumas regiões do Estado, principalmente em localidades do Sertão Central e Inhamuns e do Médio Jaguaribe. “Esses municípios precisam do abastecimento de água por caminhão-pipa para aquelas comunidades difusas, que estão mais distantes da sede e não têm abastecimento por meio do sistema convencional”, explica

 

 

 

 

g1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!