
Situações de seca, estiagem, chuvas intensas, enxurrada e vendaval fizeram cidades cearenses solicitar apoio do Governo Federal em 2025. Atualmente, 36 municípios contam com reconhecimento de situação de emergência no Estado, segundo informações do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, disponíveis na plataforma Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com a publicação das portarias nº 1.891 e nº 1.905 no Diário Oficial da União, na última quarta-feira (25), três cidades entraram nessa lista: Canindé e Alto Santo por estiagem e Ibicuitinga, por seca. Essas duas situações também atingem outros 28 municípios, como Arneiroz, Boa Viagem, Jaguaribara, Piquet Carneiro e Tauá.
O reconhecimento federal da situação de emergência ou estado de calamidade pública decretada pelo gestor local, em decorrência de desastre, possibilita o acesso a recursos complementares para a execução de ações de resposta e reconstrução. No caso da seca ou estiagem, esse procedimento é necessário para a inclusão na Operação Carro-Pipa.
As outras nove cidades do Ceará em situação de emergência solicitaram apoio federal por desastres meteorológicos — chuvas intensas (7) e vendaval (1) — ou hidrológicos — enxurradas (1).
Algumas delas estão com dois reconhecimentos simultaneamente, levando a um total de 40 vigentes. É o caso de Acopiara, Irauçuba, Itapajé — por estiagem e chuvas intensas — e Mombaça — estiagem e enxurradas.
SECA
- Arneiroz
- Ibicuitinga
- Piquet Carneiro
- Quiterianópolis
ESTIAGEM
- Acopiara
- Alto Santo
- Boa Viagem
- Campos Sales
- Canindé
- Caridade
- Catunda
- Choró
- Deputado Irapuan Pinheiro
- Independência
- Iracema
- Irauçuba
- Itapajé
- Itatira
- Jaguaretama
- Jaguaribara
- Milhã
- Mombaça
- Parambu
- Paramoti
- Pedra Branca
- Pereiro
- Potiretama
- Quixadá
- Quixeramobim
- Salitre
- Tauá
CHUVAS INTENSAS
- Acopiara
- Capistrano
- Caucaia
- Irauçuba
- Itapajé
- Penaforte
- Várzea Alegre
ENXURRADAS
- Mombaça
VENDAVAL
- Russas
SÉRIE HISTÓRICA
O major André Sousa, comandante adjunto da Defesa Civil do Ceará (Cedec), explica que o reconhecimento de emergência por seca ou estiagem é recorrente em algumas regiões do Estado, principalmente em localidades do Sertão Central e Inhamuns e do Médio Jaguaribe. “Esses municípios precisam do abastecimento de água por caminhão-pipa para aquelas comunidades difusas, que estão mais distantes da sede e não têm abastecimento por meio do sistema convencional”, explica
g1